Richardson Aranha tratou de assuntos relacionados a Amazonas Energia.

182ª Sessão Plenária Ordinária - Plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara

Richardson Aranha (PTB), iniciou sua fala tratando do assunto Amazonas Energia. O vereador citou sobre a reunião que aconteceu no gabinete da presidência, que contou com a presença de alguns parlamentares.
Richardson pontou algumas cobranças que os vereadores fizeram à empresa. Entre as principais reivindicações apresentadas pelo legislativo, está à falta energia na Vila do Engenho, Novo Remanso, Costa do Amazonas e na própria sede do município de Itacoatiara. Como reposta à falta de energia na Costa do Amazonas, trecho que abrange Costa da Conceição e Ilha Grande do Soriano, a instituição informou que o problema está relacionado ao rompimento de um cabo subaquático da empresa, e que em breve será substituído.
Segundo a companhia, esse processo é demorado porque necessita de uma licitação, e que o cabo não é produzido e nem vendido no Brasil, por esse motivo precisa ser exportado. "Enquanto isso a Amazonas Energia mudou a ligação, a rede que antes vinha e saía de Itacoatiara e chegava lá nessa comunidade, hoje vem de Autazes e chega com pouca capacidade lá na Ilha Grande. A promessa que eles fizeram é que o cabo será trocado e o problema será resolvido", informou o vereador.
Quanto a falta de energia na Vila do Engenho, foi informado que está sendo realizado um processo de restruturação de reforma e ampliação da rede de Novo Remanso que abastece o Engenho, e assim finalizar esse processo, o problema com o fornecimento será resolvido.
Sobre o problema no município, os vereadores foram informados que a rede de distribuição de energia com a interligação com o Linhão de Tucuruí está 99% concluída. Além disso, o vereador informou que esse processo de modificação que antes era feito à motor, e que passará a vir direto do Linhão de Tucuruí, vai acontecer entre os dias 5 e 10 do mês de Junho. "Promessa que se cumprida até o dia 10 do mês de Junho, acabarão com os problemas de Energia do município de Itacoatiara. Essa foi a informação que o Diretor da Amazonas Energia trouxe à Câmara de Vereadores", comunicou o parlamentar.
Richardson falou dos benefícios que a nova instalação trará ao município. " Nasce de novo no coração itacoatiarense a possibilidade de implantação de empresas", disse o vereador.