RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 31 DE AGOSTO DE 2020

- O vereador Francisco Rosquilde abordou sobre a falta de moedas para dar troco no comércio de Itacoatiara. Ele ressaltou que conversou com vários empresários do ramo comercial, que disseram que estão com essa dificuldade. Diante disso, o vereador pediu à Mesa Diretora e à Comissão de Defesa do Consumidor, para que intercedam junto a gerência local do Banco do Brasil, a fim de que possa disponibilizar uma quota de moedas, para que seja facilitado o processo de troco nas compras e vendas do dia a dia.
Depois, Rosquilde falou sobre a situação de algumas empresas que fazem os itacoatiarenses de reféns, porque são as únicas, de certos segmentos no mercado local. Ele pediu aos seus pares que, enquanto estiverem na Câmara, possam lutar, a fim de que haja o estímulo para a vinda de novas empresas, pois assim, haverá uma concorrência leal de mercado. Rosquilde reforçou que é preciso abraçar essa causa da defesa do direito dos consumidores, cidadãos e cidadãs de Itacoatiara.

- O vereador Joanilson Mendes frisou que essa questão da falta de moedas para troco, abordada pelo seu colega Rosquilde, é muito séria. Entretanto, ele lembrou que, infelizmente, não é apenas isso e citou que no último final de semana, o Banco Bradesco deixou seus clientes sem dinheiro, pois não havia em nenhum caixa eletrônico da cidade, dinheiro para saque.
O vereador recordou que o PROCON Municipal já foi votado e aprovado pela Câmara, mas, até agora não foi efetivado, porque o próprio Executivo Municipal não fez a implantação do Procon.
Ele disse que resta agora apelar para a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado – ALE, para ver se os deputados estaduais fazem essa cobrança.
Joanilson ressaltou que o Bradesco ganhou a folha de pagamento do funcionalismo público municipal, mas, nem assim tem respeito pelos seus correntistas, pois, apesar de não haver dinheiro em nenhum caixa eletrônico, a direção do Banco não emitiu nenhum tipo de comunicado ou explicação. “Esse Bradesco já aprontou muito aqui em Itacoatiara e continua aprontando”, finalizou, Joanilson.