RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 30 DE ABRIL DE 2019

- O vereador Ney Nobre falou sobre a criação da Área de Proteção Ambiental - APA, que está sendo proposta para ser instalada na região do Novo Remanso e Lindóia, para a preservação do Sauim de Coleira. Ele disse que está preocupado e vai procurar saber, em que isso poderá implicar na vida das pessoas que moram nessas áreas. De acordo como foi explicado na reunião ocorrida na manhã desse dia 30 de abril, na Câmara, a APA não impediria a criação do município de Novo Remanso e outras atividades.
Ney ponderou que ainda está na fase dos debates, portanto, ainda há tempo para adaptações ao projeto, a fim de não prejudicar o desenvolvimento da região. E que esse assunto precisa ser debatido e discutido com a população da região afetada pela APA.
Ney recordou o transtorno que foi causado a muitas famílias, que nasceram e viveram a vida toda, que tinham suas plantações e propriedades nas áreas que depois foram destinadas para as reservas indígenas, criadas na Região do Rio Urubu. Ele lembrou que todos tiveram que sair e arcar com prejuízos e, infelizmente hoje, aqueles que se declararam índios, não tem todos os benefícios que a eles foram prometidos.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou seu colega Ney Nobre pelo discurso e disse que acha muito esquisito isso que está acontecendo naquela região de Novo Remanso e Lindóia, onde estão querendo criar essa APA, justamente na área suframada, que demoramos 50 anos para sabermos que poderíamos usufruir dos incentivos da Zona Franca de Manaus.
Bosco diferenciou a APA do Sauim daquela que está sendo criada para o manejo do jacaré. Ele disse que a do jacaré vai gerar emprego e renda, enquanto a do Sauim não, além de impedir o desenvolvimento da região.
Ele destacou que seu papel e de outros vereadores é buscar a oportunidade de emprego, renda e desenvolvimento para Itacoatiara.
Bosco convidou para a audiência pública que está marcada para o dia 03 de maio, a fim debater sobre o terminal rodoviário de Itacoatiara e determinar quem tem a responsabilidade administrativa do mesmo, além de ser tratado sobre as várias rodoviárias clandestinas que tem na cidade. A ideia é que todas funcionem no terminal rodoviário.

- O vereador Joanilson Mendes, em aparte ao discurso do vereador Bosco Rodrigues, disse que acredita que a criação dessa APA, seja um boicote que estão fazendo com Itacoatiara, pois há expectativas de receber grandes investimentos na cidade e naquela região de Lindóia e Novo Remanso.
Joanilson frisou que se mantiverem a floresta em pé, mas não investirem no homem do campo, haverá grandes problemas sociais. Vão preservar o Sauim apenas para turista tirar fotos, enquanto o povo vai ficar sem recursos.

- O vereador Gutemberg Brito foi taxativo ao afirmar que os custos ambientais para a preservação do Sauim de Coleira, deveriam ser cobrados daqueles que devastaram suas áreas e repassados para o povo da região afetada pela APA.
Em seguida ele abordou sobre a Cooperativa dos Médicos, cujos cooperados estão pedindo desligamento, porque a Prefeitura de Itacoatiara deve mais de 2 milhões de reais, pois estão com 3 meses de salário atrasados e mais 25% que ficou do mês de dezembro do ano passado.
Gutemberg destacou que a Cooperativa está com dívidas, pois não recebe da Prefeitura. Aliás, o Vereador frisou que desde 2017 que os médicos vêm recebendo seus salários sempre com atrasos.
Ele reiterou que o Prefeito tem que ter sensibilidade e resolver esse problema e vai esperar até o dia 02 de maio, caso não haja uma solução para essa situação, ele assegurou que irá entregar o caso para o Ministério Público, porque com saúde não dá para brincar.

- O vereador Arialdo Guimarães reiterou a denúncia que havia feito em sessões passadas, de que a Amazonas Energia está despejando óleo queimado no Aningal das Pedreiras, contaminando assim a água e causando a morte de peixes e prejudicando a saúde das pessoas. Disse que gostaria que o presidente da Câmara pudesse convocar o diretor local da empresa, a fim de dar explicações sobre o assunto.
Sobre a o Terminal Rodoviário e as várias minis rodoviárias que tem espalhadas pela cidade, ressaltou que isso só acontece por culpa do gestor municipal, que permite essa situação. “O prefeito tem eu administrar com pulso de ferro, dentro da Lei”, disse Arialdo.

- A vereadora Cheila Moreira revelou que seu voto seria favorável ao projeto de criação do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo e Cultura de Itacoatiara.
Depois fez um histórico do dia do trabalhador, ressaltando as duras lutas em favor da redução da jornada e das melhorias das condições de trabalho. Lembrou dos vários tipos de assédios sofridos pelas mulheres, da exploração do trabalho infantil, dentre outros.
Cheila disse que o dia do trabalho sempre esteve associado a protesto, mas o povo brasileiro, que é muito alegre, também comemora, apesar das dificuldades, como o contingente de 13 milhões de desempregados.
Ela indagou, “diante de tudo isso, devemos protestar, comemorar ou refletir? ” Ela mesma respondeu, afirmando que é para tudo isso, pois, apesar das lutas e conquistas, nada mudou, afinal em nosso estado os professores estão em greve geral, os médicos ameaçam que também vão entrar em greve.
Cheila finalizou reiterando que a luta deve ser constante e que o processo de mudança se dá através das nossas escolhas.

- O vereador Francisco Rosquilde apresentou votos de pesar pelo falecimento da cantora Beth Carvalho, ressaltando que ela contribuiu muito para a cultura brasileira, através da sua música.
Sobre o dia do trabalhador, Rosquilde buscou enfatizar a importância do trabalho do vereador, pois o parlamento é a caixa de ressonância entre a sociedade e os demais poderes. Disse que a Luta de Classe sempre vai existir e que o sindicato é o melhor instrumento para defender direitos.