RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 29 DE ABRIL DE 2019

- O vereador Ney Nobre relatou sobre a viagem que fez a Manaus na semana passada, acompanhado dos vereadores A. I. Netto e Bosco Rodrigues, quando participaram da audiência pública, que tratou da implantação dos PROCONS Municipais no interior. Disse que estavam presentes, além de Itacoatiara, representantes de 22 municípios do Amazonas.

Ney citou que foi falado também sobre o PROCON Legislativo, que ele acredita que para os vereadores será mais importante, porque é mais ágil e tem mais autonomia e praticidade.
O Vereador agradeceu ao deputado Sinésio Campos pelas emendas impositivas que destinou a Itacoatiara, como aquela para a reforma da Feira do Produtor Rural, dentre outras. Disse que ele vai sempre aplaudir aqueles que ajudam Itacoatiara, independentemente de ser de lado A ou lado B.
Falou que esteve acompanhando o Grupo de Trabalho – GT, que trata do manejo do jacaré e percebeu que já está bem adiantado, que o sonho está próximo de se tornar realidade.
Ney destacou que além do manejo do jacaré, tem o turismo na região do Rio Arari, que é muito linda e pode muito bem ser explorado de forma sustentável, como outra alternativa de geração de emprego e renda.

 

- O vereador A. I. Netto reafirmou aquilo que a Câmara de Itacoatiara vem fazendo nesses primeiros meses de 2019, com ações proativas em favor da população. Citou como pequeno exemplo, a reunião ocorrida durante a manhã desse dia 29 de abril, no gabinete da presidência da Casa, onde foi conversado com o gerente da Amazonas Energia, Paulo Franciné, o secretário municipal de Infraestrutura, Jander Nobre e o responsável do serviço de iluminação pública, senhor Salviano, sobre as reclamações e as demandas da população por iluminação pública, quando ficaram acertadas metas a serem cumpridas.
Netto revelou que enviou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado - ALE, Josué Neto, solicitando um espaço para se pronunciar na tribuna da ALE, objetivando falar da realidade de Itacoatiara e fazer as devidas reivindicações, especialmente direcionadas ao Governo do Estado.
Ele disse que não pode ficar parado, vendo que outros municípios estão sendo atendidos com obras, enquanto que Itacoatiara ainda não.
O Vereador reiterou o que já falou em outras sessões, quanto a falta de autonomia dos secretários estaduais, citando o chefe da pasta de cultura, que até agora não deu nenhuma resposta a vários projetos enviados por Itacoatiara. Netto disse que não se resolve nada. “Se isso for o novo, eu ainda não consegui ver esse novo”, completou.
Ele disse que o Governador tem que ter respeito e consideração para com o povo, não importando quem esteja na prefeitura de Itacoatiara, porque quem sofre com a falta de serviço é o povo, que o Governador precisa ter humildade, pois os cargos são passageiros.
Netto disse que viu a previsão de gastos para a Rodovia AM 010, onde consta que há 0% de investimento, o que o deixou muito preocupado e indignado.
Ele destacou que é por essas e outras situações de abandono, nas quais se encontra Itacoatiara, que ele vai até a ALE pedir para se pronunciar na tribuna. Caso não recebe resposta do presidente Josué Neto, irá assim mesmo junto com os demais vereadores e espera contar com o apoio de alguns deputados, como Sinésio Campos e Cabo Maciel.

 

- O vereador Joanilson Mendes relatou que esteve no último final de semana, na Comunidade da Costa do Quelé, participando dos festejos de 31 anos da Igreja Batista Shekinah.
Ele parabenizou o presidente A. I. Netto pelo seu discurso, citando que ainda não tem toda a sua didática, mas é verdade que Itacoatiara tem que se impor e não se pode ficar alheios as ações pertinentes ao Governo do Estado. “Se nós não falarmos para o governador o que precisamos, eles vão fingir que não sabem de nada”, justificou Joanilson, acrescentando que se for preciso os vereadores vão acampar na ALE.
Ele voltou a defender a importância do setor primário, como alternativa de desenvolvimento para o Amazonas, sobretudo diante das ameaças do Governo Federal em enfraquecer a Zona Franca de Manaus.

 

- O vereador Gutemberg Brito voltou a falar sobe o vai e vem do orçamento municipal, denunciando que parte da verba complementar, aprovada para a saúde, que deveria ser para pagar os salários atrasados dos médicos da Cooperativa, na realidade serão para pagar os vencimentos doravante, que os atrasados continuarão pendentes.
Ele revelou que encaminhou pedido de informações à Secretaria de Saúde e à Direção do Hospital, sobre as condições do contrato com a Cooperativa dos Médicos e como está o pagamento, pois teve informações que a Prefeitura deve mais de 2 milhões de reais para a Cooperativa.
Gutemberg ressaltou que concorda com as cobranças ao Governo do Estado, mas que é necessário cobrar também do Prefeito, para que ele faça a parte que lhe cabe, que já mostrou que não tem sensibilidade, pois fica se vangloriando de ter feito uma festa, enquanto existem muitos problemas para serem resolvidos, como o caso das cirurgias eletivas, onde há muitas pessoas na fila de espera.
Finalizou falando que gostaria que alguém apontasse uma área, um setor da prefeitura, dessa atual administração, que esteja funcionando.

 

- O vereador Bosco Rodrigues agradeceu a presença de alguns presidentes de comunidades rurais que estavam no plenário. Falou sobre a viagem ao Rio Arari, da reunião que tratou do transporte escolar fluvial, realizada na Comunidade Nossa Senhora das Graças, que contou com a presença dos vereadores Bernardo Santiago, Ney Nobre e do secretário municipal Neguinho da Z-13. Disse que foi falado sobre as embarcações inadequadas, que põe em risco a vida das crianças. Também foi falado do pagamento dos transportadores. Ficou acertado que na elaboração do próximo contrato haverá a garantia de outras melhorias e a exigência de adequação das embarcações.
Bosco denunciou as pessoas que deveriam fazer a reforma do telhado da Escola da Comunidade Boa Fé, que cobraram 9.100 reais, porém, não fizeram nenhuma reforma, apenas alguns remendos com um tipo de manta adesiva.
Ele ainda fez um convite para a audiência pública que vai tratar sobre o setor primário, marcada para o dia 23 de maio de 2019.

 

- O vereador Bernardo Santiago agradeceu a visita do deputado Sinésio Campos, que esteve recentemente na Vila do Batista, onde prometeu destinar verba de emenda parlamentar, a fim de que seja construído um reservatório de água para abastecer a Vila.
Sobre o campeonato de futebol do Rio Arari, Bernardo lamentou que a Prefeitura e a Secretaria de Esporte agora estejam querendo que os clubes arquem com as despesas da arbitragem de 80 reais por jogo. Ele disse que não concorda com isso, porque a Prefeitura sempre arcou com todas as despesas e porque os clubes já têm gastos com o frete de barco para deslocamento. “Se a Prefeitura não tem condições, então que não realize o campeonato”, disse Bernardo.
Ele ainda denunciou que há lanchas SOS que fazem o transporte de pessoas doentes, que não têm cobertura, que já testemunhou pessoas chegando à cidade molhadas devido à chuva. Disse que isso é inaceitável, que pedirá providências ao Prefeito.

 

- O vereador Richardson do Mutirão parabenizou o deputado Cabo Maciel, pelo seu empenho e luta para conseguir a promoção de 2.260 policiais militares.
Parabenizou também o presidente Aluísio Isper Netto pela sua postura e determinação em buscar soluções para os problemas de Itacoatiara.
Quando ao Governo do Estado, ele disse que ainda acredita em Wilson Lima.
Richardson criticou as blitzen que estão sendo feitas nos horários de 7h e 11h da manhã, pois entende que só sacrificam os pais de família, que precisam ir levar ou buscar seus filhos da escola. Disse que Itacoatiara não tem sistema de transporte coletivo e que as ruas estão totalmente esburacadas. Ele sugeriu que as blitzen sejam feitas à noite e de madrugada e nos finais de semana, porque são nesses horários que há maior incidência de roubos e outros abusos.

 

- O vereador Arialdo Guimarães explicou que estava pedindo vistas do Projeto de criação do Fundo Municipal de Cultura, por não entender por que deixaram passar mais de dois anos e só agora, de forma urgente, querem aprovar o projeto para o município não perder dinheiro. “Peço vistas porque recebi somente agora o Projeto”, justificou.
- Outro projeto que ele também disse que precisa ser bem analisado é o que trata dos bens inservíveis do município, que precisam ser vendidos ou doados. Arialdo sugeriu que o presidente A. I. Netto indique uma comissão de vereadores, a fim de verificar item a item e as reais condições dos bens ditos inservíveis.
Sobre as críticas ao Governo Wilson Lima, ressaltou que apesar de não ter votado nele, mas acha pouco 100 dias para que seja feita uma avaliação de seu governo. Arialdo disse acreditar que o governador Wilson Lima ainda vai surpreender positivamente o povo de Itacoatiara.

 

- A vereadora Cheila Moreira abordou sobre a viagem que fez ao Rio Arari e ao Rio Urubu, nos dias 19 e 20 de abril, na companhia do deputado Sinésio Campos, quando o parlamentar estadual foi agradecer aos votos recebidos naquelas localidades e também reafirmar seu compromisso como a população.
Cheila ressaltou que ouviram muitas demandas do povo e que para algumas já foram encaminhadas as soluções.
Ela falou que participou da Marcha dos Vereadores, realizada em Brasília, oportunidade em que pode participar de debates e conhecer a realidade de outras partes do Brasil, que também sofrem com a falta de recursos e tem suas dificuldades. Entretanto, a Vereadora fez questão de enfatizar que isso não significa que ela esteja querendo minimizar ou usar isso como consolo, até porque, ela assegurou que vai continuar buscando soluções para os mais variados tipos de problemas, não apenas da malha viária, mas também na saúde e educação.
Aliás, sobre a malha viária, ele frisou que já foi dito pelo senador Eduardo Braga e pelo Governo do Estado, que em maio já vão começar as obras de melhoria da malha viária, por isso é importante focar em outras coisas que também são prioridades.
Finalizou dizendo ao presidente A. I. Netto, que o mesmo pode contar com ela para ir à ALE, que já falou com o deputado Sinésio Campos que também declarou seu apoio.

 

- O vereador Francisco Rosquilde falou que o Projeto dos Bens Inservíveis está contemplado na Lei das Licitações, que dispões sobre o assunto. Ele ainda explicou de que forma se desenvolve o processo e os cuidados que são necessários, a fim de evitar ilegalidades para o gestor municipal.
Disse que a Câmara não está alheia ao processo de reintegração de posse que ocorreu na Vila de Novo Remanso, pois o presidente A. I. Netto já designou o procurador da Câmara, a fim de analisar o caso e ver se há possibilidade de reversão.

 

- O vereador Gil Libório fez menção a uma postagem sua no Face Book que foi muito comentada e compartilhada, mostrando a sua indignação com as blitz que estão sendo feitas pelo IMTT. Falou que não é contra as mesmas, entretanto, é favorável que nesse momento apenas seja cobrado o uso do capacete, que depois, quando as ruas estiverem devidamente asfaltadas, possa ser exigida habilitação do condutor e documentação do veículo.