RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 28 DE MAIO DE 2019

Na sessão do dia 28 de maio de 2019, a tribuna cidadã foi utilizada por duas pessoas, primeiro o Gestor da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Glauber Souza e depois pelo representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itacoatiara - CDLI-Jovem, Dib Barbosa.
- Glauber falou sobre os trabalhos que são oferecidos pela UPA, segundo ele, como uma forma de prestação de contas. Destacando a reorganização administrativa feita, a fim de formar uma equipe de gestão participativa, visando proporcionar atendimento digno à população, de forma humanizada e eficiente.
Glauber explicou que UPA não é UBS, pois o seu atendimento é o intermediário entre a UBS e a unidade hospitalar. Disse que, às vezes, há uma falta de entendimento da população quanto a isso. “A luta é contínua e diária, para melhorarmos os serviços”, justificou Glauber.
Ressaltou ainda que a UPA de Itacoatiara é do tipo 1, que é a mais simples, mesmo assim, de janeiro a abril desse ano, foram atendidas 16.858 pessoas, perfazendo 110.414 procedimentos. Finalizou colocando-se à disposição dos vereadores e da população, a fim de prestar quaisquer esclarecimentos.


- O representante da CDLI, Dib Barbosa tratou sobre o Dia Livre de Impostos, uma ação que visa conscientizar a sociedade da alta carga tributária e da necessidade de uma aplicação eficiente dos impostos.
Ele ressaltou que esse tipo de ação já vem acontecendo há mais tempo em Manaus, quando os produtos e artigos são vendidos com preços sem os impostos cobrados. E que agora chegou a vez de Itacoatiara e será no dia 30 de maio, em um posto de gasolina da Distribuidora Equador, localizado em frente ao CETAM, na Avenida Mário Andreazza, Bairro de São Cristóvão, onde serão vendidos 500 litros de gasolina, praticamente pela metade do preço, com a quota de 5 litros por veículos.

- Em seus discursos, praticamente todos os vereadores parabenizaram o senhor Glauber Souza pelo bom trabalho à frente da UPA e o representante da CDLI, Dib Barbosa, pela atividade do Dia Livre de Imposto.

 

- O vereador Joanilson Mendes disse que recebeu o relatório sobre as emendas impositivas, destinadas para Itacoatiara por 12 deputados estaduais, destacando que isso é o resultado do trabalho dos vereadores, que foram à Manaus no ano passado, reivindicar essas emendas.
Joanilson disse que isso é apenas uma pequena amostra de que a Câmara não está parada, mesmo assim, tem sempre aqueles que insistem em dizer que os vereadores não fazem nada.
O vereador ressaltou que são 30 emendas no valor de aproximadamente 5 milhões, 4.975.000,00 para ser mais exato.
Joanilson fez questão de frisar que desse valor, há 300 mil reais indicados pelo ex-deputado estadual Francisco Souza, que deverão ser utilizados para a construção da ponte do Jardim Adriana.
Ele disse que agora cabe à Câmara fiscalizar e acompanhar a destinação dos recursos, a fim de que as obras e serviços sejam efetivados do começo ao fim, evitando assim, obras inacabadas.

 

- O vereador Bosco Rodrigues revelou que está alegre com a notícia, de que há empresários interessados na comercialização de peixes da nossa região, inclusive na carne e derivados do jacaré, quando começar o manejo. O vereador frisou que eles vão comprar até peixes que não são apreciados pela população local, como o bacu. Além disso, pretendem investir na criação de tilápias, que a perspectiva é de gerar, em média, 500 empregos.
Parabenizou a posse da nova diretoria da Associação Comercial de Itacoatiara, desejando sucesso ao presidente João Araújo.
Abordou sobre a implantação do polo têxtil de Itacoatiara, destacando que o município tem um enorme potencial. Disse que ficou de ser marcada uma audiência pública, logo após o recesso parlamentar de julho, objetivando dar encaminhamento ao assunto.
Sobre as emendas parlamentares, disse que por iniciativa do seu amigo A. I. Netto, que à época era vice-presidente da Câmara, Itacoatiara foi o primeiro município do Amazonas a ir à Assembleia Legislativa, pleitear emendas parlamentares. Ele disse que isso agora está se tornando realidade.

 

- O vereador Bernardo Santiago abordou sobre as emendas parlamentares que foram destinadas para Itacoatiara, destacando que é o resultado do trabalho dos vereadores.
Falou daquelas pessoas que só querem saber de criticar os vereadores, aconselhou que elas possam se candidatar nas próximas eleições e, caso ganhem, que mostrem seus trabalhos.

 

- O vereador Richardson do Mutirão ressaltou que as emendas destinadas pelo PR para Itacoatiara, já estão todas encaminhadas, em tramitação para serem executadas. Ele destacou aquela que vai possibilitar a implantação do centro de monitoramento de Itacoatiara, que acredita que esteja em funcionamento no segundo semestre.
Richardson disse que isso vai melhorar muito a segurança da população.
Depois, salientou que já se passaram 10 dias e ainda não recebeu nenhuma resposta de um ofício que enviou à Secretária Municipal de Saúde, pedindo informações sobre o contrato de locação do prédio, onde funciona o Centro de Especialidades de Itacoatiara – CEI, cujo valor mensal é de 22 mil reais, que ele considera um absurdo, além do mais, para isso seria necessário ter feito licitação.
Richardson ainda ponderou, “a não que nesse valor esteja incluso o aluguel dos equipamentos, mesmo assim, os trâmites seriam equivocados e ilegais”, argumentou.
Richardson pediu a presidência que possa cobrar uma resposta imediata da secretária.

 

- O vereador Arialdo Guimarães, reportando-se ao seu colega Richardson, revelou que recebeu denúncia sobre o contrato de locação do prédio do CEI, que realmente é de 22 mil reais por mês e consta como aluguel de imóvel e não menciona nada de equipamentos. O total é de 264 mil reais por mês. Ele disse que espera que isso não tenha sido uma armadilha para o prefeito Antonio Peixoto, caso contrário, será mais uma complicação para o gestor municipal resolver.
Sobre as emendas parlamentares, disse que, apesar de 12 deputados terem destinado verbas, porém, ele que gostaria de destacar o deputado Cabo Maciel, que muitas vezes é injustiçado por alguns, que dizem que ele não faz nada por Itacoatiara, coisa que, na sua opinião não é verdade, pois o deputado, desde o seu primeiro mandato vem trabalhando por Itacoatiara e só esse ano, destinou o valor de 1.570.000,00 de um total de 4.975.000,00. Enquanto isso – prosseguiu Arialdo – o deputado Josué Netto, que sempre foi bem votado em nossa cidade, destinou míseros 230 mil reais, pouquíssimo para alguém que sempre recebeu muito de Itacoatiara.
Arialdo enalteceu a deputada Alessandra Campelo que encaminhou 550 mil, José Ricardo com 530 mil e Sinésio Campos com 520 mil reais.
O vereador ressaltou que vai fazer um levantamento, a fim de verificar quanto cada deputado eleito recebeu de votos em Itacoatiara e por que alguns não destinaram nada para o nosso município.

 

- O vereador Badi Pacheco agradeceu as emendas parlamentares que vão trazer recursos para serem investidos em Itacoatiara.
Disse que sentia orgulho de ter votado no senador Plínio Valério, pois recebeu um áudio do mesmo, contestando o senador Roberto Rocha, do Maranhão, que afirma que o abacaxi do Maranhão é o mais doce do Brasil. Plínio, que já esteve em Novo Remanso, discorda, inclusive fez uma aposta. Por isso, Badi Pacheco garantiu que vai mandar 10 abacaxis para que o senador Plínio ganhe a aposta, porque acredita que o nosso abacaxi é o mais doce.
Ele relatou sobre a situação dos produtores de queijo coalho artesanal, que estão na iminência de pararem a produção, se não for assinado um acordo até o dia 30 de maio. Ele revelou que foi feito um levantamento e há 7 mil vacas leiteiras na região de Novo Remanso e 17 mil em Autazes e arredores, ou seja, muitas famílias serão prejudicadas, porém estão lutando para vencer essa batalha. Agradeceu ao empenho dos prefeitos Antonio Peixoto de Itacoatiara e Anderson Cavalcante de Autazes.

 

- O vereador Ney Nobre deu ênfase na intermediação que fez para que os secretários municipais, Jander Nobre, da Infraestrutura e Márcio Roberto, da Administração, pudessem vir à Câmara conversar com os vereadores e explicarem sobre o andamento das obras da malha viária e das emendas parlamentares, respectivamente.
Ney lembrou que Jander veio depois da sessão do dia 27 e falou sobre a programação de asfaltamento e tapa buracos da malha viária, inclusive da emenda do senador Eduardo Braga; sobre a instalação da fábrica de asfalto que vai atender a estrada de Novo Remanso e a cidade de Itacoatiara; que mais ou menos 38 a 40 km de vias serão recuperadas. Adiantou ainda, que o município pretende comprar, com recursos próprios, 120 toneladas de asfalto por mês, para fazer tapa buracos.
Sobre as emendas parlamentares do Estado, Ney disse o secretário Márcio Roberto, que compareceu na tarde desse dia 28 à Câmara, assegurou que todas já estão encaminhadas para homologação.
Ney também destacou a emenda do deputado Cabo Maciel, que possibilitará a Itacoatiara ter o seu Centro de Monitoramento por Câmeras, fato que, na sua opinião, vai melhorar bastante a segurança da população.
Ainda sobre recuperação de malha viária, Ney adiantou que estão buscando a solução também para as Vilas de Novo Remanso e Engenho.
Ele sugeriu que seja feita uma sessão especial para agradecer aos deputados estaduais, federais e senadores que destinaram verba para Itacoatiara.
Agradeceu antecipadamente a deputada Alessandra Campelo, por haver direcionado 100 mil reais, para a festa do abacaxi 2019.