RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 26 DE MAIO DE 2020

Na sessão do dia 26 de maio de 2020, o diretor do SAAE de Itacoatiara, Emerson França, compareceu à Câmara, a fim de prestar esclarecimentos sobre a Autarquia.
Emerson disse que devido a pandemia do Corona Vírus, foi suspenso o corte no fornecimento de água, para consumidores que não pagarem suas contas e que isso certamente está afetando o faturamento da instituição. Ele fez questão de esclarecer sobre uma notícia veiculada pelo Ministério Público, de que o SAAE estaria na iminência de parar com o fornecimento de água para toda a cidade.
Emerson disse que em momento algum foi dito que haveria corte, suspensão ou racionamento de água em Itacoatiara. Na realidade, o SAAE continua trabalhando para manter normal o fornecimento de água para os consumidores.
Os vereadores fizeram questionamentos que foram respondidos pelo diretor, que falou da situação financeira do SAAE e dos investimentos e melhorias que já foram realizados e daqueles que ainda estão planejados para um futuro próximo.

Depois, no grande expediente, o vereador Bosco Rodrigues mostrou um vídeo sobre a viagem que ele e outros vereadores fizeram ao Rio Arari, onde foi comprovada a triste realidade de abandono pela qual passa o povo daquela região. Ele disse que o serviço de SOS não está funcionando por causa da pandemia do Corona Vírus, fato considerado absurdo, justamente nesse período em que as pessoas podem precisar ser removidas para a cidade.
Não há medicação nas UBS do Rio Arari, quando, segundo Bosco, no mínimo deveria ter 10 kits com medicamentos que estão sendo usados para combate a COVID-19.
O vereador citou as UBS da Vila Batista e Santa Rosa, que poderiam estar funcionando e atendendo a população, no entanto, infelizmente estão se deteriorando, com alguns equipamentos sendo sucateados.
Bosco pediu ainda que não sejam retaliadas aquelas pessoas que prestaram as informações e mostraram a situação de abandono que se encontra a saúde no Rio Arari. “Mais do que nunca é urgente que comece a funcionar a tão falada UBS Fluvial, inclusive, peço a presidência que providencie para que uma equipe de vereadores possa ir até Manaus, verificar o que está faltando para a liberação da mesma”, concluiu Bosco.

- O vereador Joanilson Mendes revelou que a viagem ao interior o deixou estarrecido, com a triste situação presenciada no Rio Arari. Disse que é inadmissível que alguns serviços públicos municipais sejam paralisados por conta da pandemia, sobretudo na zona rural. Ele explicou que a visita foi feita para ver, dentre outras coisas, a regularidade do atendimento em saúde, inclusive o funcionamento do serviço de SOS. Tudo irregular, nada funcionando.
Joanilson destacou que é pedido para que as pessoas do interior não venham para a cidade, devido ao foco da pandemia, mas como, se não lhes são dadas as condições para que fiquem na zona rural. Não tem SOS, não tem medicamentos nas UBS, apenas os agentes de saúde estão presentes, mas pouco ou nada podem fazer, visto que não tem as mínimas condições necessárias. Joanilson disse que ouviu narrativas de comunitários, dizendo que eles, diante do abandono da prefeitura, contam apenas com a graça e misericórdia de Deus.
O vereador lembrou que as pessoas não adoecem apenas de Covid, mas também de outras doenças. “E se sofrerem um acidente, como virão para a cidade, já que que não tem SOS? “, questionou Joanilson.
Ele fez uma triste revelação, que, nesses cinco meses de 2020, a equipe médica foi apenas uma vez ao Rio Arari e mesmo assim, com atendimentos rápidos e limitados, visto que passaram apenas um dia no local.
- Em aparte ao discurso do seu colega Joanilson, o vereador Dário Nunes disse que não dá mais para esperar ou apenas enviar requerimento para a secretária de saúde, visto que ela nunca os atende ou responde. Dário sugeriu que seja feito o relatório com fotos e vídeos e que os vereadores façam uma visita urgente à secretaria de saúde, a fim de cobrar providências urgentes.

- O vereador Francisco Rosquilde falou que o retrato que seus colegas trouxeram da viagem, reflete a realidade vivenciada na zona rural de Itacoatiara. Ele disse que o Rio Arari tem 56 comunidades, das quais ele já foi em 54. Achou também um absurdo e lamentável que nesses cinco meses de 2020, a equipe de saúde tenha ido apenas uma vez na região do Rio Arari.
Rosquilde disse que ele é a ovelha negra do PT em Itacoatiara, justamente porque não fica calado diante de descasos como esse no serviço de saúde do interior. Disse que não concorda com essa inércia e que a secretaria de saúde não pode se esconder, tem que ir para o fronte do combate. Se na cidade já está difícil, imagina no interior.
Rosquilde disse que o prefeito não pode ficar parado, pois o vírus mata, se não tiver o tratamento adequado.
O vereador disse ainda que vai também averiguar a denúncia quanto ao superfaturamento e favorecimentos, no fornecimento de combustível para a prefeitura de Itacoatiara. Vai exigir que os fatos sejam apurados e se o secretário Márcio for culpado, que seja demitido. Encerrou dizendo que não pode ficar calado diante dessas situações.

- O vereador Richardson do Mutirão ressaltou que se fosse fazer uma retrospectiva sobre o serviço de saúde no município, chegaria a conclusão de que 90% é de inércia e ineficácia da secretária Keyt Anne.
Lembrou que há muito tempo vem se manifestando contra o descaso na saúde.
Richardson disse que o maior culpado de tudo isso, desse descaso na saúde, é o prefeito Antonio Peixoto, porque já foi comunicado e avisado da situação e ele, prefeito, não toma nenhuma atitude.
O vereador disse que não está tendo atendimento adequado no hospital de retaguarda, instalado no SESP, pois as pessoas vão até lá com os sintomas da Covid, mas são enviados para casa e depois acabam voltando com o agravamento do quadro de saúde, enquanto o certo seria cuidar da doença ainda no começo, para evitar internações.
Richardson enfatizou que a secretária Keith Anne deveria ser presa, pois está cometendo crime, pois não abastece o hospital ou UBS com medicamentos, mesmo tendo estoques armazenados.
Sobre o Rio Arari, disse que faz tempo que a região está abandonada, enquanto isso, nas lives do prefeito Peixoto, tudo está às mil maravilhas.
Finalizou destacando que o serviço em saúde não deveria estar assim deficiente, pois, nunca na história desse país, os municípios receberam tantos recursos para a saúde, como estão recebendo agora nessa pandemia.

- A vereadora Cheila parabenizou a equipe especial de saúde que fez a visita e viu in loco, a triste realidade da saúde no Rio Arari. Ela disse que fica muito triste em saber disso e acredita que os vereadores trouxeram a verdade e sabe que serão feitos os encaminhamentos cobrando providências.
Cheila aproveitou para falar da sua felicidade em saber que a feira do produtor rural será reinaugurada no próximo dia 28, isso porque, a verba para a reforma foi um pedido seu ao deputado Sinésio Campos, que incluiu no orçamento do Estado uma emenda impositiva, que se tornou realidade e agora os produtores terão um local melhor para expor e vender seus produtos, principalmente nesse momento de pandemia.
Ela concluiu seu pronunciamento com um vídeo do deputado Sinésio Campos, falando da inauguração da feira e parabenizando os produtores rurais por essa conquista.

- O vereador Bernardo Santiago disse que se sente alegre por um lado, mas triste por outro, pois várias amigos e pessoas conhecidas tem falecido nos últimos dias, citando a senhora Dora, Raimundo Moraes e Luiz Torres.
Quanto a Vila Batista, lembrou que sempre vem batendo na mesma tecla do abandono da Vila e do Rio Arari, entretanto, ele culpa alguns secretários que não querem ajudar o prefeito, pois estão lá para trabalhar, ao invés disso, só atrapalham.
Sobre a saúde, ressaltou que fica impossível para o agente de saúde fazer o seu trabalho, pois recebe apenas 15 litros de gasolina e três cartelinhas de paracetamol e três de dipirona, para atender mais de 70 famílias. Isso é impossível, como puderam presenciar na última viagem que fizeram ao Rio Arari.

 

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.