RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2020

- O vereador Bosco Rodrigues voltou a falar sobre a sua preocupação com o desemprego em Itacoatiara, principalmente no pós pandemia. Ele lembrou que o auxílio emergencial vai só até o final do ano, por isso é importante buscar ações que possam incentivar a vinda de empresas para Itacoatiara, visando a geração de emprego e renda.
Ele adiantou que estaria apresentando um Projeto de Lei, no decorrer da sessão, com a finalidade de criar incentivos para atrair empresas para o município, como a redução ou isenção do ISS por um determinado tempo. Em compensação as empresas que aqui venham a se instalar, deverão reservar um percentual de vagas para serem ocupadas pela mão de obra local.
Bosco revelou que esteve conversando como os dirigentes da empresa Litiara, que se mostraram preocupados com o que foi falado na Câmara, que eles estariam vendendo o milheiro do tijolo a R$ 1.000,00, coisa que não é verdade. Eles justificaram que houve sim um aumento, mas que não chega a tudo isso e que, devido à escassez do produto e a grande procura, não está dando para atender a todos de forma imediata.
Bosco abordou ainda sobre a reabertura do porto antigo de Itacoatiara, que depois de tanto tempo, a obra foi entregue inacabada, com um serviço mal feito, tipo meia boca.

A vereadora Cheila Moreira relatou que esteve na Vila de São José do Amatari, junto com o prefeito Antonio Peixoto e o deputado Sinésio Campos, atendendo a um convite dos comunitários, que também almejam que seja construído lá, um porto que nem esse que está sendo feito na estada do Itaubal.
A vereadora destacou a importância histórica da Vila do Amatari e a hospitalidade do povo para com ela, o prefeito Peixoto e o deputado Sinésio Campos. Cheila destacou que foi firmado um compromisso e também esclarecido os trâmites de uma emenda parlamentar, que é um processo demorado, que não acontece de uma hora para outra, porém o deputado Sinésio vai fazer a parte dele, para que o sonho do porto do Amatari seja realizado.
Cheila finalizou dizendo que ficou feliz em ver a comunidade sendo liderada por uma mulher, a presidente Helen Vieira.

O vereador Francisco Rosquilde apresentou votos de pesar e solidariedade, pelo falecimento da Dona Novinha. De forma especial ao seu neto, o colega vereador, Joanilson Mendes. Rosquilde ressaltou que Itacoatiara perdeu uma grande empreendedora, uma mulher guerreira, que era conhecida por muita gente na cidade.
O vereador lembrou que no próximo dia 26 de agosto acontecerá a audiência pública para tratar sobre o desabastecimento de tijolo em Itacoatiara, além do alto preço que vem sendo praticado aqui. Ele disse que haverá um grande debate, se todos os convidados comparecerem.