RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 23 DE JUNHO DE 2020

- O vereador Bosco Rodrigues agradeceu a Deus por mais um ano de vida e também aos parentes, amigos e colegas vereadores, pelas parabenizações recebidas, pela passagem do seu aniversário, nesse dia 23 de junho.
Disse que diante das mudanças e pelo momento político que Itacoatiara está passando, assegurou que não faltará o senso de justiça aos vereadores, para agir em favor do povo.
Sobre a CPI da saúde destacou que será buscada a verdade e que serão obedecidos todos os trâmites e, no momento certo, será dada uma resposta a sociedade.
Bosco parabenizou o vice-prefeito, Gustavo Brás, pela boa vontade e o bom desempenho que mostrou, enquanto esteve como prefeito interino.
Quanto a UBS Fluvial, Bosco disse que espera que o prefeito Antonio Peixoto possa trazê-la para Itacoatiara, pois, todos os municípios que foram contemplados, já estão com suas UBS em funcionamento e, infelizmente, Itacoatiara é o único município que ainda não retirou a sua.
Bosco reiterou que tem cópia de toda a documentação da UBS Fluvial e a mesma está devidamente legalizada junto à Marinha e apta para ser removida de onde está.
Assegurou que doravante será um verdadeiro chato, na cobrança constante pela vinda da UBS, que só vai sossegar quando a mesma estiver em operação, servindo o povo do interior.
Finalizou frisando esperar que, com a volta do prefeito Antonio Peixoto, os membros da Secretaria de Meio Ambiente não trabalhem contra o Manejo do Jacaré. Ele disse que tem dois funcionários que trabalham contra o projeto.

 

- O vereador Ney Nobre parabenizou seu colega Bosco Rodrigues pelo seu aniversário e reconheceu o trabalho que o mesmo faz como vereador, de forma dedicada e que ele tem o espírito de ajudar as pessoas.
Quanto ao manejo do jacaré, Ney reiterou que não concorda e nunca vai concordar com pessoas que querem atrapalhar o projeto, porque se trata de algo que vai trazer renda e oportunidade às pessoas.
Ney ressaltou que o manejo do jacaré vai também ajudar no equilíbrio ecológico, porque hoje há uma superpopulação de jacarés na natureza, que consome uma grande quantidade de peixe.
O vereador ressaltou que não vê com alegria e sim com tristeza, essa troca e transição política em nosso município, pois sabe o quanto isso atrapalha e complica a administração local.
Ney frisou que cada gestor será responsabilizado pelos seus atos em suas prestações de contas e que é preocupante esse troca-troca, porque causa danos morais e econômicos.

 

- O vereador Francisco Rosquilde explicou sobre a distinção dos poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Disse que a Câmara continuará com seu trabalho, que é diferente do Executivo e do Judiciário. Ressaltou que a Câmara é a caixa de ressonância da sociedade e cada vereador procura fazer a sua parte, ou seja, aquilo que é de sua incumbência.
Rosquilde falou que nesse momento é necessário que todos possam contribuir com o município. Que a humildade deve prevalecer. Ele reconhece que hoje já consegue perdoar aqueles que o ofenderam e também, pedir perdão daqueles a quem ofendeu.
Sobre as ações judiciais, frisou que respeita as decisões da justiça e recorre quando não concorda com as mesmas.
Rosquilde falou que é preciso agradeceu a Deus por tudo que acontece em nossa vida, pois, nada acontece por acaso e que sem Deus não se pode fazer nada.

 

- A vereadora Cheila parabenizou seu colega Bosco Rodrigues pelo seu aniversário, que segundo ela, ficou meio ofuscado pelo que aconteceu à tarde, com a nova troca de prefeito.
Que essas mudanças têm causado grande instabilidade para a população, que está clamando por saúde, educação, infraestrutura e por boas notícias.
Sobre essa situação que está acontecendo em Itacoatiara, ela ressaltou que não pode fazer uma avaliação apenas como parlamentar, mas, também como líder do PT. Disse que foram 15 dias de incertezas e que foram pegos de surpresas com a decisão de afastamento. Com essa instabilidade, só quem sofre é a população.
Frisou que precisamos de uma boa administração e que fala isso também como cidadã, porque sabe que falta muito a ser feito.
Cheila revelou que falou com o prefeito Peixoto e perguntou qual o direcionamento que ele dará para a infraestrutura da cidade. Ele respondeu que o grupo que estava falando que iria destravar o processo é o mesmo que vem travando tudo.
A vereadora, apesar disso, falou que espera uma resposta de forma positiva do Partido dos Trabalhadores – PT, até para honrar com a credibilidade que sempre tiveram em Itacoatiara, com votações expressivas, elegendo deputado estadual, vereadores e 2 mandatos de prefeito. Reconheceu que é vergonhoso como está a infraestrutura da nossa cidade hoje.
Cheila também reconheceu que há uma dívida com o Bairro do Jauary, de onde ela e o seu Colega Rosquilde fazem parte e que eles e seus familiares recebem cobranças por causa disso. Cheila disse que, infelizmente, há as limitações e ela sempre foi muito sincera e sabe até onde pode chegar, que os vereadores não são executivos, para fazer obras.
Finalizou destacando quem não poderia negar que ficou feliz com o retorno do prefeito Peixoto. Entretanto, cabe a ele fazer aquilo que o povo espera. “Agora é com você Peixoto”, disse a Vereadora.

 

- O vereador Richardson do Mutirão parabenizou seu colega Bosco Rodrigues pelo seu aniversário, depois ele abordou sobre a crise política e administrativa que está acorrendo em Itacoatiara.
Richardson disse esperar que, durante esses 15 dias, o prefeito Peixoto tenha aproveitado para fazer um exame de consciência e repensar suas atitudes. Que é uma lição que ele deve levar para a vida toda. O vereador falou ainda que esse período de martírio e calvário deve pelo menos servir, para que o prefeito Peixoto possa fazer uma reforma administrativa, a fim de dar um novo rumo a sua administração, para concluí-la de forma digna.
Richardson reiterou que o prefeito deve ter atitude e enxugar a máquina administrativa, para que nesse restante de mandato possa ser feito muito mais pela população. Que possa rever os processos licitatórios, pois, atualmente há pessoas e empresas que “pintam e bordam”. Que há empresas de tintas que vende de tudo, até colorau superfaturado.

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.