RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 22 DE ABRIL DE 2019

- O Vereador Richardson do Mutirão explicou por que esteve ausente nas duas últimas sessões ordinárias, justificou que viajou a Capital do Estado, para reunião no Comando Geral da Polícia Militar, acompanhando o deputado Cabo Maciel, a fim de acertar detalhes sobre as emendas impositivas, com destaque para aquela no valor de um milhão e duzentos mil reais, para implantar em Itacoatiara o sistema integrado de monitoramento por câmeras. Isso, na opinião do vereador, vai ajudar no combate à criminalidade, inibindo a ação da bandidagem.

Richardson voltou a cobrar a iniciativa do prefeito Peixoto, quanto a malha viária de Itacoatiara, ressaltando que, mesmo que o Estado ainda não esteja fazendo aquilo que lhe cabe, é preciso que o município faça a sua parte, ou seja, no mínimo uma operação tapa buracos. Citou a rua da Delegacia que está intransitável.
Ele voltou a criticar a atuação da secretária municipal de saúde que, segundo ele, está agindo de forma irresponsável e não resolve as questões mais básicas. Evidenciou que a mesma não pode ser tratada de forma diferenciada, como “queridinha”.
Finalizou dizendo que o prefeito de Urucurituba está trazendo asfalto em balsas, de Manaus, a fim de asfaltar a sua cidade. Enquanto Itacoatiara que é ligada por estrada, portanto tem mais facilidade, não consegue trazer asfalto para cá. “Isso é um tapa na cara”, disse Richardson.

- O vereador Gutemberg Brito questionou que não consegue acreditar, que em Itacoatiara não sobre nada do orçamento mensal, para ser aplicado em alguma área, em benefício do povo. Ele completou seu argumento citando o caso da saúde, que o Estado, apesar das deficiências, vem repassando a sua parte, mas falta ao Município dar a sua contrapartida. Gutemberg lembrou que pediu remanejamento de verba no valor de 150 mil reais, para que seja dado início às operações eletivas. “Nada foi feito, mas, conseguiram 150 mil reais para contratar uma atração nacional, a fim de cantar no aniversário de Itacoatiara.
O Vereador adiantou que entrou com pedido de informações, junto à Prefeitura, a fim de saber os gastos com combustíveis em vários setores, como transporte escolar, por exemplo.
Sei que há muitos gastos que podem ser cortados e com isso investir no hospital ou na infraestrutura.
Gutemberg finalizou reiterando aquilo que vem falando nas últimas sessões: “prefeito faça aquilo que o senhor prometeu ao povo, que o senhor se propôs, porém se não se achar capaz, então renuncie”.

- O vereador Arialdo Guimarães lembrou que apresentou um Projeto de Lei, para a construção de um novo cemitério, porque o atual não tem mais condições de receber sepultamentos. Ele disse que, a princípio, uma parte do terreno destinado para a construção da sede do IFAM, seria para a implantação do novo cemitério, entretanto, depois toda a área foi doada para o Instituto utilizar como área de pesquisa.
Arialdo adiantou que vai aconselhar aos seus colegas, a não aceitarem a proposta de troca de uma área de terra pertencente à família do senhor Aloísio Bananeira, com aquela onde deveria ser construída a maternidade, por entender que não resolve o problema do cemitério. Na sua opinião, a prefeitura deve comprar um novo terreno para essa finalidade.
Arialdo abordou também sobre a necessidade da construção de uma maternidade em Itacoatiara. E ainda fez uma rápida explicação sobre o remanejamento de verbas.
Finalizando, disse que continua acreditando no bom coração do prefeito Peixoto, que pela sua origem de humildade, tem tudo para atender aos anseios da população e mandar, na semana que vem, um projeto de abertura de crédito de 500 mil para saúde.

-O vereador Joanilson Mendes enumerou, até de forma irônica, a situação de Itacoatiara, pois, quando se olha para a saúde a situação está difícil, quando se olha para a infraestrutura a situação está difícil, aí quando morre, a família pergunta “onde é que vamos enterrar? ”, afinal – disse o vereador – já estão enterrando mortos sobre mortos.
Joanilson reiterou suas críticas aos serviços de tapa buracos que foram mal feitos em Itacoatiara, com ênfase na Rua Álvaro Maia, que dá acesso ao Centro de Eventos. Ele ressaltou que sempre que vai ser realizado uma festa, fazem tapa buracos naquela rua, mas que não resistem até ao próximo evento. Joanilson falou que deve ser uma maravilha tapar buraco sempre na mesma rua, que alguém está ganhando muito dinheiro com isso, que os vereadores precisam fiscalizar.
Lamentou que, apesar da situação em que se encontra o município, o prefeito ainda contrate uma atração no valor de 150 mil reais para o aniversário da cidade. Ele disse que seria interessante que o povo, em forma de protesto, não comparecesse ao show, entretanto, ele reconheceu que isso não vai acontecer, porque os mesmos que criticam nas redes sociais, serão aqueles que irão aplaudir a festa. Pensando nisso, ele finalizou sugerindo que o povo vá a festa, mas leve faixas e cartazes fazendo seus protestos.