RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 21 DE OUTUBRO DE 2019

21.10.2019 (5).JPG- O vereador Richardson do Mutirão relatou sobre a sua viagem à Brasília, durante a semana passada, quando visitou o gabinete do deputado federal, Marcelo Ramos, pois, para ele, não basta apenas mostrar os problemas, mas é preciso buscar as soluções. Ele revelou que a viagem foi muito produtiva, porque o deputado assegurou emendas parlamentares para o ano de 2020, cujas verbas serão destinadas para a compra de equipamentos e insumos para o Hospital José Mendes. Richardson salientou que serão verbas de custeio, que vem fundo a fundo, ou seja, são mais fáceis de serem liberadas.
Richardson voltou a criticar a forma como a prefeitura tem mandado os projetos de emendas ao orçamento municipal, ele destacou que, praticamente, toda semana está vindo Projeto de Lei pedindo remanejamento de verba e adequação do orçamento. O Vereador disse que tudo indica que foi feito um orçamento “Fanta” para esse ano, pois está sempre precisando de complementação. Ele lembrou que no ano passado foi aprovado uma emenda de 6 milhões para a saúde, sendo 485 mil reais para a conclusão da UBS Fluvial, só que até agora, quase um ano depois, quando se pergunta da mesma, ninguém sabe, ninguém viu.

 

21.10.2019 (8).JPG- O vereador Neguinho da Z-13 falou sobre a reunião que foi realizado na sede da Colônia, no último final de semana, para tratar sobre o pagamento do seguro defeso, quando estiveram presentes 1.700 pescadores, de 80 comunidades rurais. Aproveitando a oportunidade, Neguinho resolveu, de comum acordo com os presentes, fazer uma eleição simulada, com cédula de votação constando os principais nomes para a disputa da prefeitura em 2020. A votação foi facultativa, nem todos votaram e o resultado apontou 222 votos para Mário Abrahim, 198 para Mamoud Amed, 196 para Cabo Maciel, 41 para Antonio Peixoto, 19 para Comandante Castro Alves e 45 para Brancos e nulos.
Neguinho adiantou que já vai começar, agora em novembro, o pagamento do seguro defeso 2019/2020, se prolongando até o mês de março do ano que vem, o que deve injetar mais ou menos 12 milhões de reais na economia local.

 

21.10.2019 (13).JPG- O vereador A. I. Netto disse que participou na manhã desse dia 21, na UFAM, da abertura da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável em nossa região.
Falou ainda do simpósio que foi realizado em Manaus, também sobre a temática do desenvolvimento sustentável, promovido pelo TCE, com a participação de autoridades regionais, nacionais e até internacionais.
A propósito, aproveitando o assunto de sustentabilidade, Netto, disse que ouviu a respeito do lixão da cidade de Manaus, que só foi melhorado e passou a aterro controlado, graças a cobrança do TCE e que, infelizmente, todos os 61 municípios do Amazonas têm problemas com seus lixões à céu aberto, sendo que Itacoatiara, além daquele da cidade, ainda tem que se preocupar com os lixões das Vilas de Lindóia, Novo Remanso e Vila do Engenho.
Ele questionou, de que forma podemos pensar em sustentabilidade tendo lixões à céu aberto por todas as partes. Ressaltou que a mãe natureza vai cobrar a fatura, mais cedo ou mais tarde. E sobre a lixeira de Itacoatiara, salientou que não adianta apenas mudar de local, porque, se não forem observadas todas as recomendações de preservação ambiental, o problema vai continuar, só vai mudar de endereço.
Netto citou outro exemplo atual, aquele do derramamento de petróleo que está atingindo as praias do nordeste brasileiro e que, até agora, ainda não se sabe quem foi o autor desse terrível crime ambiental.
Finalizou destacando que o Amazonas precisa ter uma nova matriz econômica para dar um direcionamento sério, caso contrário, nunca vai se desenvolver. Ele citou nossas potencialidades minerais, como a silvinita, o gás natural, etc. além do nosso potencial para a produção de alimentos, como a criação de peixes, por exemplo.

 

21.10.2019 (26).JPG- O vereador Arialdo Guimarães, falando sobre o novo local para onde pretendem transferir a lixeira de Itacoatiara. Ele acredita que será um aterro controlado, que ainda não será o ideal, mas é o que dá para ser feito no momento.
Quanto ao lixo hospitalar, ele assegurou que vai acertar com a presidência da Casa, para que seja indagado da Prefeitura, qual a destinação que está sendo dada para o lixo hospitalar e de que forma está sendo descartado.
Arialdo pediu apoio dos seus colegas vereadores para a aprovação do Projeto de Lei de abertura de crédito, para complementação orçamentária que, do total de 180 mil reais, destinará 150 mil para a reforma do mercado do Jauary, que deverá abrigar os feirantes, que atualmente utilizam a Rua Aquilino Barros para expor e vender seus produtos.
Finalizou denunciando novamente a Amazonas Energia, que continua jogando óleo queimado para o aningal que fica por detrás do seu parque energético.

 

21.10.2019 (30).JPG- A vereador Cheila parabenizou o deputado Sinésio Campos, pela sua reeleição para a presidência do diretório estadual do PT, por mais quatro anos.
Depois ela falou sobre a 3ª semana de odontologia de Itacoatiara, com tema “Saúde bucal levada a sério”. Disse que participou como representante da Câmara e pode comprovar que a campanha está sendo feita de forma séria, pensando na população, pois, traz algo diferenciado e está sendo realizada em todas as UBS e no CEO, com atendimento, inclusive durante à noite esta semana. Cheila aproveitou para parabenizar a coordenação do evento e todos os dentistas e demais profissionais envolvidos nesse trabalho.
Cheila finalizou dizendo que ficou muito emocionada em participar da inauguração da Fazenda Esperança de Itacoatiara. Relatou que viu famílias felizes, comemorando esse fato histórico, mesmo aquelas que não têm pessoas envolvidas com as drogas, mas estavam lá para dar apoio e serem solidárias. Ela lembrou que o deputado Sinésio Campos, a seu pedido, destinou 200 mil reais de emendas parlamentares, do orçamento de 2020, para a Fazenda Esperança. Cheila disse que isso são sementes que são plantadas e que ela, assim como as demais pessoas podem passar, mas vão ficar vivas as sementes plantadas de solidariedade.

 

21.10.2019 (38).JPG- O vereador Francisco Rosquilde disse que Itacoatiara está carente de ciência e tecnologia, como por exemplo, para a produção de peixe, por isso ele considera importante a realização da semana de ciência e tecnologia, sobretudo para o setor pesqueiro de criação. Ele disse que também é fundamental agregar a tudo isso, incentivo à cadeia produtiva, com o plantio de milho e outras culturas.

 

 

 

21.10.2019 (42).JPG- O vereador Bosco Rodrigues falou sobre a sua viagem à Manaus, para participar de debate sobre a criação do Distrito Agroindustrial, da área suframada de Lindóia e Novo Remanso. Disse que, quando estavam chegando à sede do governo do estado, um ator global e outras pessoas tinham acabado de falar com o governador Wilson Lima, sobre a criação da APA do Sauim de Coleira.
Ele falou que fica revoltado em notar que passamos mais de 50 anos, para descobrir que tínhamos uma área suframada e justamente agora, que podemos usar isso para desenvolver o município, estão querendo criar essa APA, bem nessa área suframada. Disse que vai trazer esse debate para a Câmara de Itacoatiara.

 

21.10.2019 (47).JPG- O vereador Joanilson Mendes falou sobre a conferência do PC do B, ocorrida no sábado, dia 19, quando, parece algo programado, 65 delegados, registrados em ata, participaram das discussões e debates, traçando planos para o futuro do partido, inclusive para disputa das eleições de 2020 e depois, foi feita a eleição, quando ele foi escolhido para ser o presidente do diretório municipal. Joanilson ressaltou que aceitou com a condição de não mudar seu posicionamento e coerência, dentro do processo democrático, sobretudo, nas discussões de ideias.
Ele disse que respeita a ideia de alguns correligionários, mas, quanto a questão do LULA LIVRE, deixou bem claro que é contrário, pois o PC do B, pela sua tradição, não pode, de forma alguma, ficar à sombra de outros partidos e que precisa assumir o seu protagonismo.
Frisou que, ou o partido assume seu papel de protagonista para renovar o debate, ou vai continuar assistindo a mesmice de sempre.