RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 21 DE MAIO DE 2019

- O vereador Bernardo Santiago disse não saber o que acontece com Itacoatiara, porque parece que nada dá certo. Chegou o asfalto e a chuva começou a cair sem parar na cidade. “Será que é uma maldição? ”, indagou o Vereador.
Ele falou que, se o asfalto for colocado durante esse período de chuva não vai prestar. Apesar disso, Santiago disse acreditar que Itacoatiara ainda vai sair dessa maldição, com a ajuda de Deus.
Ele externou que está revoltado e indignado com uma pessoa, a qual considera um moleque, por ter feito uma postagem caluniosa a seu respeito, entretanto, assegurou que já entrou na justiça, pedindo providências para que o mesmo seja punido.

- O vereador Richardson do Mutirão ressaltou que o asfalto prometido pelo Governador finalmente chegou em Itacoatiara, no entanto, “de forma muito tímida e percebe-se que não é de boa qualidade”, observou.
Reconheceu que o município está precisando urgentemente da operação tapa buracos e recapeamento do sistema viário, entretanto, frisou que não é de qualquer porcaria, além disso, Richardson salientou que é necessário, no mínimo, mais três equipes para trabalhar, a fim de acelerar o processo que está lento. “Não podemos aceitar que apenas uma equipe esteja trabalhando e ainda, usando material de péssima qualidade, pois não é preciso ser engenheiro para saber que o serviço está sendo mal feito”, completou.
Finalizou anunciando que o Governo do Estado está enviando cerca de 800 mil reais de recurso extra, para a saúde no município, que é importante averiguar de que forma esse dinheiro será empregado. Ele sugeriu que seria muito oportuno se esses recursos fossem utilizados para zerar a fila de espera por cirurgias eletivas.

- O vereador Bosco Rodrigues apresentou sua solidariedade ao colega Bernardo Santiago, pela postagem caluniosa que fizeram a respeito dele.
Depois, Bosco voltou a falar sobre a urgente necessidade que o município tem de criar uma equipe técnica, a fim de elaborar projetos. Ele justificou que não basta ter recursos, como no caso das emendas parlamentares, por que se não houver uma equipe que elabore, de forma correta, os projetos, Itacoatiara vai continuar a ver navios. Bosco alertou que estamos prestes a perder recursos na ordem de 30 milhões de reais, por falta de projetos bem elaborados. Ele frisou que, caso não seja tomada nenhuma providência, vai chegar um momento em que os deputados e senadores, não mais destinarão verbas para Itacoatiara, afinal, a maior parte que tem sido destinada para nós, através de emendas, não tem se efetivado por falta de projetos corretos.

- O vereador Francisco Rosquilde ressaltou que é necessário que a população saiba o que o seu vereador está fazendo e uma forma de ver isso, é acompanhando as transmissões das sessões, pelo rádio e face book, pois dessa forma poderá fazer um julgamento mais justo.
O Vereador voltou a falar a respeito da falta de leitos disponíveis para pacientes do interior, nos hospitais de Manaus.
Rosquilde ressaltou que o Hospital de Itacoatiara não recebe recurso suficiente para atender pacientes que vem de outros municípios, entretanto, muitas vezes falta ambulância para levar pacientes do nosso município, porque já foram ocupadas por outros pacientes de fora. É quando, na maioria das vezes os vereadores são injustamente apontados como os culpados. Por isso ele destacou a necessidade da formação de um consórcio de saúde entre os municípios, ou o Governo do Estado deveria dotar nosso hospital com recursos necessários, para se tornar verdadeiramente um hospital regional, com suporte para atender os municípios vizinhos.

- O vereador Joanilson Mendes relatou que esteve participando na manhã desse dia 21 de maio de uma reunião, quando foi falado sobre as várias empresas que poderão se instalar em Itacoatiara. Ele ressaltou que é importante acompanhar e discutir muito sobre o tema, com um debate bastante amplo, a fim de ver de fato, o que essas empresas têm a oferecer para o município.
Sobre as emendas ao orçamento municipal, adiantou que vai continuar votando favorável, porém, entende que é preciso fiscalizar e acompanhar a aplicação dos recursos, caso contrário, daqui a um, dois ou três meses tudo poderá se repetir, sem que haja avanços na saúde. Citou como exemplo, o caso da UBS fluvial, que foi votado e aprovado recursos, no final do ano passado, para a conclusão da mesma, entretanto até agora não está funcionando.

- O vereador Ney Nobre, abordando sobre a possível vinda de novas empresas para Itacoatiara, destacou que não se pode cometer os erros do passado, que é importante ver o que elas têm a oferecer em troca das isenções de impostos como o ISS. “As empresas olham sempre os ganhos e benefícios que terão, aí prometem 300, 400 empregos, mas nem sempre é verdade, falam e prometem, apenas para confundir”, ressaltou Ney.
Ele disse que muitas empresas querem vir para cá, porque nossa cidade é bem localizada portuariamente. Além de ter ligação por estrada com Manaus. Também, não vai demorar muito acontecerá o rebaixamento do linhão de Tucuruí, trazendo energia de qualidade. Ney disse que essas são algumas das razões para que os empresários tenham um olhar diferenciado para Itacoatiara.
Nobre voltou a cobrar um plano de ação, da Defesa Civil do Município em favor dos ribeirinhos, pois, segundo o Vereador, já há centenas de pessoas atingidas pela enchente, e não são apenas pontes as suas necessidades, há outros problemas maiores a serem resolvidos. “A maioria que vem para a cidade, não volta mais para o interior”, finalizou Ney.