RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 20 DE MAIO DE 2019

A tribuna cidadão desse dia 20 de maio de 2019 foi utilizada pelos desportistas Valdo Silva e Dickson Ribeiro, que pediram apoio dos vereadores, para levarem 4 jovens jogadores de futebol à cidade do Rio de Janeiro, a fim de participarem de um treinamento de adaptação nas equipes de base do Botafogo.
Dickson explicou que em fevereiro desse ano, um representante do clube carioca esteve em nossa cidade e realizou uma “peneira” com 150 jovens, quando os 4 meninos foram escolhidos.

- O vereador Bosco Rodrigues destacou que o esporte itacoatiarense é muito rico e promissor, entretanto, é preciso investir em planejamento, recurso e estrutura. Citou como exemplo o time do Penarol, que necessita de ajuda e apoio, para que não exista por apenas 3 meses ao ano.
Bosco lembrou que foi prometido pelas empresas de praticagem, durante o processo de aprovação da redução da alíquota do ISS, de 5 para 2%, ajuda ao Penarol e a Cultura, como forma de compensação, porém, isso nunca foi efetivado, apesar da redução do imposto ter sido aprovada pela Câmara de Vereadores. Ele disse ainda que Itacoatiara tem grandes empresas como Hermasa, Equador, Mil Madeiras e o novo porto, que poderiam destinar uma parte de seus recursos, a fim de ajudar o esporte e a cultura local.
Bosco ainda falou sobre a importância da instalação do PROCON em Itacoatiara, porque vai ajudar a defender os direitos dos consumidores locais.

- O vereador Arialdo Guimarães parabenizou o desportista Valdo pelo trabalho junto aos jovens atletas e disse que Itacoatiara sempre revelou grandes talentos, não apenas no esporte, mas em outras áreas.
Arialdo narrou um pouco dos sacrifícios que fez, deslocando-se para a cidade de Manicoré, a fim de estudar e conseguir sua especialização como professor de educação física e, depois, como ajudou no acompanhamento de inúmeros atletas.
Ele disse que está trabalhando atualmente na elaboração de um Projeto de Lei, a fim de tornar obrigatória a instalação de hidrantes em pontos estratégicos da cidade, pois atualmente, se ocorrer incêndios de grandes proporções, o corpo de bombeiros terá dificuldades de combate-los.
Falou ainda dos prédios históricos de Itacoatiara que estão abandonados, se deteriorando, sem nenhum interesse do poder público para recuperá-los, sobretudo do Governo do Estado, que poderia destinar uma verba para esse fim.

- A vereadora Cheila Moreira também parabenizou o desportista Valdo pela sua dedicação ao esporte. Disse que havia recebido uma ligação do seu Pai Adelson do Tira Ressaca, que lembrou dos tempos em que Valdo era jogador de futebol e dos memoráveis gols que fez.
Ela disse que durante a manhã havia conversado com o secretário municipal de esporte, Izomar, falando sobre as atividades do futebol feminino em Itacoatiara.
Cheila aproveitou a passagem do dia do pedagogo e parabenizou a todos e todas profissionais que trabalham em prol da educação, lembrando que ela é pedagoga de formação, ressaltando que é a profissão que ela ama, que desde cedo, quando escolheu, sabia que não seria para ficar rica ou ganhar muito dinheiro, entretanto, evidenciou que boa parte daquilo que tem hoje, adquiriu trabalhando como professora. Ressaltou também, que apesar das dificuldades e sacrifícios, a pedagogia ajuda na formação das pessoas. Cheila disse ainda que a pedagogia ensina as pessoas a serem mais humanas, além de ajudar a compreender e a trabalhar com as diferenças.

- O vereador Francisco Rosquilde disse que é preciso compreender o parlamento. “Aqui nós representamos vários segmentos da sociedade”, completou. Ele acrescentou que o parlamento é o local de debate político e de ideias e não de briga pessoal, que cada vereador tem como ideal a defesa do interesse público.
Finalizou parabenizando o desportista Valdo pelo seu trabalho.

- O vereador Joanilson Mendes ressaltou que o esporte, bem trabalhado, consegue melhorar a vida de muito jovens e adolescentes. Ele explicou que a Câmara não dispõe de recursos específicos para contribuir com o esporte ou quaisquer outras atividades. Mas, os vereadores, retirando de seus salários, podem se cotizar, cada um dando um pouco e desta forma ajudam aqui e ali, algumas ações, como essa agora.
Frisou ainda que a Câmara de Itacoatiara não dispõe de verbas de gabinete, como acontece com Câmaras das capitais e grandes cidades.
Sobre as empresas que se instalaram ou estão se estabelecendo em Itacoatiara, é sabido que geram emprego, entretanto ele ressalta que, pelo lucro que elas têm, poderiam contribuir um pouco mais com atividades sociais, através do esporte e da cultura.
Sobre a preservação do meio ambiente, ele destacou que é preciso mostrar as condições em que vivem os povos na Amazônia, pois não se pode pensar apenas em preservar a floresta e os animais, sem antes cuidar da preservação das pessoas que moram aqui, que precisam de emprego, saúde, educação e outros itens importantes, para a sua sobrevivência com dignidade, pois dessa forma não ficarão mendigando aqui e ali e devendo favores a políticos.

- O vereador Ney Nobre alertou sobre os riscos sociais causados pela enchente, pois muitos ribeirinhos vêm para a cidade e acabam ficando por aqui, o que aumenta o desemprego. Por isso – disse o Vereador – a necessidade da criação de políticas públicas que possam garantir o futuro dessas pessoas, que acabam não voltando para trabalhar no interior, justamente por que faltam políticas de incentivo para os mesmos trabalharem no campo.
Sobre as empresas que aqui se instalam, Ney disse que é importante que as mesmas, além do emprego, possam gerar outros benefícios sociais.
O Vereador disse que esteve no Rio Urubu, participando dos festejos de 31 anos da Escola Municipal Pedro Rubim, na comunidade onde ele começou sua vida pública, pois atuou como presidente. Disse que esteve também na Comunidade Nova Vida, prestigiando o encerramento das festividades em honra a São José.
Finalizou mostrando-se indignado, porque em novembro do ano passado apresentou requerimento, pedindo a melhoria do aterro da cabeceira da ponte da pinguela, próximo à Vila de Novo Remanso, alertando ao Executivo Municipal sobre a possibilidade de desmoronamento. Apesar do alerta, nada foi feito e nesse final de semana, parte da obra desabou.