RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 27 DE JULHO DE 2020

- O vereador Joanilson Mendes destacou a importância da Polícia Militar fazendo Blitz, na barreira nos finais de semana, visando a redução de acidentes e até do índice de violência. Entretanto, ele ressaltou que ainda há relatos de crimes sendo cometidos, como ocorreu ontem na estrada do Lago de Serpa, em que uma pessoa foi atacada.
Joanilson disse que isso trouxe a recordação de que há bem pouco tempo, havia uma discussão muito grande sobre o sistema de monitoramento, que seria implantado em Itacoatiara, com verbas de emendas parlamentares. O vereador lamenta que tudo ficou apenas na promessa, porque hoje não se fala mais disso e nada foi concretizado. Ele lembra que o projeto contemplava a interligação de Itacoatiara a todo o Sistema Integrado de Segurança do Estado do Amazonas.
O vereador justifica que faz esses questionamentos porque Itacoatiara está abandonada, a começar pela entrada da cidade, com falta de iluminação, aliás, ele disse que não entende o porquê de não se preocuparem em cuidar da cidade, pois a má impressão dos visitantes já começa pela entrada.
Joanilson voltou a questionar sobre o problema da água servida do Conjunto Jacarezinho, que de tanto ser escoada direto na Rodovia AM 010, agora já danificou um trecho, o que está prejudicando a passagem de pessoas e dos veículos, que inclusive, correm o risco de serem assaltados.
Na opinião do vereador, a empresa que construiu o conjunto deveria ser judicializada, pois não fez o serviço bem feito. Mas, enquanto isso, a prefeitura deveria tomar as providências para consertar a estrada, pois ele não acredita que o Estado fará isso.

- O vereador Richardson do Mutirão convidou os demais vereadores, para participarem da 4ª reunião da CPI da Saúde, que será realizada dia 28 de julho na Câmara. Ele reiterou que os serviços vão seguir as etapas, conforme ele já mencionou na sessão passada, que nessa primeira fase continuarão a ser solicitado a apresentação de documentos para análise. Na segunda fase serão feitas visitas nos locais onde foram empregados os recursos. Na terceira fase serão feitas as oitivas da Secretária e demais chefes de setores da SEMSA, a fim de ouvir as suas explicações e argumentações, dando assim o direito ao contraditório. Na quarta fase será apresentado o relatório final.
Richardson voltou a solicitar da Mesa Diretora, que seja disponibilizado, assessoria contábil e jurídica, a fim de prestar apoio técnico na análise dos documentos, para nortear os trabalhos e dessa forma a CPI concluir todas as etapas em tempo hábil.

- A vereadora Cheila Moreira destacou o papel dos bons programas de rádio, que prestam informações de interesse público, como nesse período de pandemia e de eleição, abordando sobre a função do Legislativo e do Executivo, dentre outras coisas.
Ela ressaltou que muito se fala daquilo que não se fez ou que deixou de fazer, entretanto, acredita que é importante destacar aquilo que foi feito.
Ela cita o seu exemplo de parceria com o deputado Sinésio Campos, que procurou buscar recursos para a realização de algumas obras para beneficiar a população. Cheila lamentou que muitas vezes, a burocracia do serviço público acabe atrapalhando a concretização de muitos projetos, que deixam de ser executados.
Ela citou como ponto positivo a reforma da Feira do Produtor Rural, que foi uma conquista desse ano de 2020. Destacou que está sabendo que a instalação elétrica está com problemas, mas que vai tomar providências para que seja cobrado a execução desse serviço.
A vereadora lembrou ainda do porto da Estrada do Itaubal que será construído em breve, pois os engenheiros já estão em Itacoatiara e já foram comprados alguns materiais que serão utilizados na obra. Bem como a perfuração do poço artesiano para o local, além da construção de um reservatório de água para a Vila do Batista.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou os profissionais da saúde que estavam presentes no plenário. Ele aproveitou para agradeceu por todo o empenho que estão tendo nesse período de pandemia.
Depois abordou sobre a vocação portuária do município de Itacoatiara. Que a Hermasa e a Equador Log viram isso e hoje estão aí usufruindo dos benefícios.
Bosco destacou que precisamos acreditar no potencial que Itacoatiara tem. Lembrou do projeto do manejo sustentável do jacaré e que ele acredita que vai deixar esse legado, que num futuro próximo vai ajudar a alavancar o desenvolvimento da economia local. Disse que vale a pena lutar por aquilo que acreditamos.
Lembrou que é preciso retomar a luta para que o novo porto funcione em sua plenitude, afinal, foram investidos 68 milhões de reais. Adiantou que vai convidar os demais vereadores para fazerem uma visita ao DNIT, a fim de ver a situação do porto que está interditado.

Foi feita cessão de tempo para que o diretor da UPA, senhor Glauber pudesse explanar sobre os trabalhos realizados nos últimos seis meses, sobretudo, esse período de pandemia do Corona Vírus.
Em seguida também foi concedido tempo para que o historiador Frank Chaves abordasse sobre o Plano Diretor da cidade. Ele ainda falou sobre a polêmica envolvendo a data de fundação do município de Itacoatiara, expondo seus argumentos de contestação.