RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 18 DE AGOSTO DE 2020

- A vereadora Cheila Moreira adiantou que abordaria um assunto oportuno e que está em evidência no noticiário nacional, que se trata do caso lamentável da criança de 10 anos, em Pernambuco. A vereadora disse que casos como esses, acontecem diariamente em todo o Brasil e que Itacoatiara não é diferente. Ela frisou que esses tipos de abusos causam sequelas para a vida toda, como ansiedade, depressão, medos, dentre outros.
Cheila disse que isso se torna ainda mais preocupante quando se constata que a maioria desses abusos, vem de pessoas que deveriam proteger essas crianças, que são os parentes próximos. Ela ressaltou ainda que as vítimas são intimidadas e silenciadas pelo medo e por conta de suas fragilidades.
Por conta de tudo isso, a vereadora fez um apelo, a fim de que as pessoas possam fazer denúncias, quando perceberem casos de violência de qualquer tipo. Que procurem o Conselho Tutelar, a Delegacia de Polícia, as Igrejas ou a própria Câmara de Vereadores.
Cheila também disse que a escola tem um papel fundamental para ajudar a detectar esse tipo de violência, observando o comportamento da criança.
A vereador destacou que a pandemia fez aumentar mais ainda os casos de violência doméstica.

- O vereador Bosco Rodrigues abordou sobre a geração de emprego. E disse que se sente feliz ao ver que o linhão de Tucuruí está se tornando realidade, que agora teremos energia de qualidade, o que vai proporcionar a vinda de empresas para se instalarem em nossa cidade.
O vereador disse que é importante que estejamos atentos, inclusive já conversou com seus colegas vereadores, a fim de que apresentem um Projeto de Lei Municipal, que determine que as empresas que para cá venham, possam destinar parte das suas vagas para a mão de obra local e que só seja contratado alguém de fora, se aqui não tiver ninguém capacitado para a vaga.
Outro assunto abordado foi quanto ao transporte coletivo, pois o vereador frisou que Itacoatiara já tem mais de 100 mil habitantes, portanto, já necessita de ter um sistema de transporte coletivo para atender a população. Bosco salientou que isso vai fazer com que as empresas concedam o vale transporte para seus funcionários, assim como o poder público para estudantes.
Ele lembrou que já temos bairros afastados da cidade, onde muitas pessoas que não tem transporte próprio, pagam 7 reais para vir aqui para a cidade e mais 7 reais para voltarem, o que fica inviável para quem é de baixa renda. Ele fez um apelo para que não deixem a ideia morrer.
Bosco falou ainda sobre o asfaltamento que está ocorrendo na Bairro Luz do Saber, que fica anexo ao Tiradentes. Lembrou que apresentou vários requerimentos pedindo por esse serviço. Disse que não importa se foi atendendo o seu pedido ou não, mas ele está feliz porque a população daquela localidade está sendo beneficiada, por isso a importância de sempre se acreditar que as coisas um dia vão acontecer.