RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17 DE JUNHO DE 2019

- Na sessão do dia 17 de junho de 2019, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Itacoatiara, Frank Rabelo utilizou a tribuna cidadã para agradecer ao presidente da Câmara, A. I. Netto e demais vereadores, pelo empenho em ir até a Assembleia Legislativa do Estado – ALE, reivindicar melhorias para a Rodovia AM – 010. Ele disse que a Rodovia é importante, porque é o caminho de ir e vir para casa, entretanto, hoje ela está tão deteriorada que os taxistas e demais pessoas vão, mas não sabem se chegam ao destino, porque todos os dias quebram carros, sem contar com os riscos de acidentes. Frank disse que agora há a promessa do Governador, que as obras emergenciais vão começar na próxima quarta feira dia 19 de junho, por isso ressaltou que os taxistas vão aguardar.

 

- O vereador A. I. Netto parabenizou a Associação, que ele disse que vai chamar de Nova União, juntamente com a Academia TWP, além dos taxistas.

Netto agradeceu as Câmaras de Vereadores dos municípios vizinhos, que o indicaram como representante, para discursar na semana passada na ALE, quando vez as reivindicações de recuperação da AM – 010.

Ele disse que é hora de usar outdoors para agradecer aos deputados que destinaram emendas parlamentares para Itacoatiara. Lembrando que, apenas para o sistema de monitoramento por câmeras de segurança, serão 1 milhão e 200 mil reais.

Netto disse que não é sua intenção entrar na disputa, para saber quem fez isso ou aquilo, entretanto ele está seguro e certo que a Câmara de Itacoatiara fez a sua parte, para que o Governador pudesse ouvir as reivindicações a respeito da AM – 010. Netto aproveitou e agradeceu aos deputados que apoiaram e cederam tempo, para o seu pronunciamento.

Ele adiantou que vai enviar ao prefeito Antonio Peixoto, um projeto indicativo, sugerindo a criação da Brigada Municipal de Incêndio.

 

- Com o consenso de todos os vereadores, o presidente da Academia TWP, Edirley Cruz, agradeceu aos vereadores pelo empenho em colocar para tramitação o projeto, que tornará como entidade de utilidade pública municipal, a Associação Cultural, Artesanato, Educação, Social, Desportiva, Agroextrativista de Itacoatiara, cujo principal objetivo é ampliar o trabalho social que já vem sendo realizado pela Academia TWP.

 

- O vereador Francisco Rosquilde orientou aos membros da Associação, que será primordial que eles também trabalhem para que a mesma se torne de utilidade pública no âmbito estadual, pois assim, poderá ter acesso a emendas parlamentares e outros recursos do Governo do Estado. Disse ainda que depois, poderão ir mais além, e conseguir transformar a Associação em entidade de utilidade pública nacional, ampliando mais ainda o campo para captação de recursos.

Sobre o projeto da Avenida Parque, que foi solicitado para acrescentar o nome do ex-vereador e ex-prefeito Jurandir Pereira da Costa, Rosquilde disse que analisou atentamente o Artigo 55 da Lei Orgânica do município de Itacoatiara e concluiu que a Câmara tem autonomia sim para apresentar esse tipo de projeto.

 

- O vereador Richardson do Mutirão também falou sobre o início das obras da AM – 010, que foram anunciadas pelo Governador, que vão começar na próxima quarta-feira, dia 19 de junho de 2019. Ele lembrou ainda das 2 ambulâncias, cujos recursos já foram liberados para a compra, sendo uma para a Vila de Lindóia e outra para a cidade de Itacoatiara, a pedido do deputado Cabo Maciel.

Richardson voltou a falar sobre o contrato de 22 mil reais, do aluguel do prédio onde funciona o Centro de Especialidade de Itacoatiara – CEI. Ele frisou que não é contra o CEI, mas sim contra o valor absurdo pago pelo aluguel do imóvel, o qual ele considera totalmente irregular. Ele frisou que os cofres da prefeitura estão sangrando, pela irresponsabilidade de secretários, como a de saúde. Ressaltou que não precisa ser jurista ou advogado para ver que o contrato é irregular e que está muito acima do valor de mercado.

Richardson finalizou falando da denúncia que viu na postagem, em rede social, de uma senhora falando que na sede da representação do município de Itacoatiara em Manaus, não tem nem água mineral, que os funcionários estariam fazendo vaquinha para comprar. Ele disse que, enquanto se esbanja dinheiro com alugueis de 22 mil reais por um prédio, falta dinheiro para comprar água para a representação em Manaus.

 

- O vereador Arialdo Guimarães abordou sobre os resultados positivos da visita à ALE, na semana passada, quando o vereador A.I. Netto pediu a recuperação da AM – 010, pois o Governado já anunciou o início das obras emergenciais, que vão começar dia 19 de junho.

Arialdo falou também sobre o sistema de monitoramento por câmera de segurança, importante projeto que será implantado ainda esse ano em Itacoatiara. Ele disse que atuação do deputado Cabo Maciel tem sido decisiva e muito ativa, em favor de Itacoatiara.

Sobre o contrato de 22 mil reais pelo aluguel do prédio, onde funciona o CEI, que somente agora foi publicado no Portal da Transparência do município. Arialdo indagou onde está a assessoria do prefeito Peixoto, que demora tanto tempo para agir. “Se não tem nada de errado, por que a demora e por que esconder?”, questionou Arialdo, que lamenta que a atitude de alguns assessores poderá prejudicar o Prefeito, porque, no final das contas, ele é o ordenador de despesas.

 

- O vereador Gutemberg Brito reiterou que vai continuar com sua postura de aguardar e ver as promessas sendo cumpridas, para só depois aplaudir ou agradecer, referindo-se a promessa que o Governador fez de que as obras de recuperação da AM – 010, que deverão começar dia 19 de junho. Ele disse que espera que não sejam como as obras da cidade, que estão muito lentas.

Gutemberg ressaltou que aquilo que o deixa triste é olhar para a cidade de Itacoatiara e ver que quase nada funciona. Para qualquer área que se levanta o tapete a sujeira é sempre grandiosa.

 

- O vereador Bosco Rodrigues agradeceu ao deputado Cabo Maciel por ter levado a primeira dama do Estado, para visitar as instalações da APAE, onde pode conhecer o trabalho que é desenvolvido na instituição. Bosco disse queela ficou sensibilizada e prometeu ajudar a APAE de Itacoatiara.

Agradeceu pelo centro de monitoramento que será instalado em Itacoatiara e ressaltou que esforço do deputado Cabo Maciel tem sido fundamental para conseguir as coisas para Itacoatiara. Destacou também o empenho do deputado Sinésio Campos, em prol ao setor primário, sobretudo na questão de conseguir acesso aos insumos, como os derivados da soja da Hermasa para os produtores rurais.

Sobre o manejo do jacaré disse que há uma empresa interessada e que a mesma já está vendo os trâmites para se legalizar e poder operar, assim que o manejo for autorizado.