RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 14 DE MAIO DE 2019

Na sessão do dia 14 de maio de 2019, a equipe de saúde da família voltou a ocupar o espaço da tribuna cidadã, assim como fizera na sessão anterior, a fim de mostrar aquilo que está sendo executado em parte da Zona Rural, com destaque para o programa de atenção primária de vigilância em saúde e controle de endemias, como a malária. Além disso, foi mostrado o projeto que leva educação em saúde através de peças teatrais, com usos de fantoches, abordando os mais variados temas, de acordo com o calendário anual da Secretaria de Saúde. Inclusive, foi realizada uma demonstração com fantoche.

- O vereador Arialdo Guimarães parabenizou as equipes de saúde pelo trabalho, entretanto, reiterou que ainda falta muito a ser feito, porque, se as equipes tivessem mais recursos, certamente fariam mais em favor do povo.
Arialdo justificou, enfatizando que os vereadores têm recebido muitas denúncias e reclamações de locais que ainda não são contemplados e também de maus tratos e péssimos atendimentos por parte de alguns médicos. “Não é isso que queremos, o que gostaríamos de receber seria elogios para os médicos e todas das equipes”, frisou o vereador, reconhecendo que, muitas vezes, os médicos atendem um número de pacientes acima da média estabelecida, que tem seus salários atrasados e tudo isso gera tensão e estresse. “Mas, volto a dizer, não é isso o que queremos”, finalizou Arialdo.

- A vereadora Cheila Moreira parabenizou as equipes de saúde da família, pela boa atuação no interior e ressaltou que as palestras são muito importantes para a educação na saúde preventiva, ainda mais da forma lúdica como vem sendo apresentada.
Ela frisou que há uma diferença muito grande entre a realidade da sede do município e aquela do interior, sobretudo na questão da saúde, “por isso” - disse a vereadora – “é primordial o trabalho que vocês fazem, levando saúde e informação para a zona rural”.
Cheila relatou sobre a reunião ocorrida durante a manhã desse dia 14 de maio na Câmara, quando foi definida uma conquista importante para o combate à violência contra a mulher. Na reunião foi anunciado que o Governo do Estado disponibilizará uma viatura, exclusiva para fazer a Ronda Maria da Penha, enquanto que a Prefeitura de Itacoatiara disponibilizará uma equipe multiprofissional, a fim de dar apoio às mulheres vítimas de violência, numa sala especialmente preparada para isso.
Cheila ressaltou que isso foi uma demonstração de vontade política.

- O vereador Francisco Rosquilde lembrou novamente do projeto de lei que trata da obrigatoriedade do ensino da Lei Maria da Penha, no âmbito das escolas municipais. “Isso para mim é motivo de orgulho, porque é uma demonstração de que a Câmara de Vereadores quer contribuir com o fim da cultura da violência doméstica”, destacou o Vereador, que acrescentou a necessidade de se construir uma nova sociedade, uma nova mentalidade de não violência.
Ele disse que vai aguardar 15 dias, para verificar se a Lei foi sancionada pelo prefeito, caso negativo, vai pedir ao presidente A. I. Netto para realizar a promulgação.

- Joanilson Mendes parabenizou as equipes de saúde da família, porém, voltou a enfatizar que há muitas áreas descobertas no interior e citou o caso do Rio Arari, que necessita de mais assistência. No entanto, ele ressaltou que acredita no comprometimento da equipe.
Joanilson elogiou o trabalho da vereadora Cheila em defesa dos direitos das mulheres, frisando que é preciso quebrar o paradigma da sociedade machista. Que essa é uma luta nobre e perene, que precisa muito do apoio da classe do gênero masculino.

- O vereador Bernardo Santiago parabenizou as equipes de saúde da família e falou das peculiaridades da Região do Rio Arari, da distância, das dificuldades de acesso, sobretudo no verão, quando o transporte, praticamente, é só por terra e tudo fica mais distante. Ressaltou que sua luta tem sido constante para melhorar as condições do interior, citando como exemplo o caso das lanchas S.O.S, que ele tem pedido para que tenham coberturas, pois já presenciou pessoas adoentadas chegando em Itacoatiara molhadas pela chuva.

- O vereador Bosco Rodrigues pediu a volta da bolsa universitária, disse que seria interessante que todos os vereadores pudessem sensibilizar o prefeito, a fim de que o mesmo possa destinar parte dos recursos arrecadados, para conceder esse benefício aos estudantes universitários que moram em Manaus. Ressaltando que, apesar de ser pouco, mas é uma importante contribuição, que evitaria a desistência de muitos alunos.
Bosco agradeceu a secretária de saúde, Keith Anne, por ter enviado uma ambulância para a UBS da Vila de Lindóia, mesmo de forma provisória, porque os moradores estavam na iminência de interditar a Rodovia AM-010, em forma de protesto.

- O vereador Badi Pacheco destacou a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Itacoatiara, ressaltando o belo trabalho que está sendo feito na estrada de Novo Remanso. “Algo de primeira qualidade, nunca visto antes”, disse o vereador.

- O vereador Alcimar Filho parabenizou a secretária Keith Anne, pelo trabalho das equipes de saúde e disse que tem visto nas redes sociais muitos itacoatiarense criticando e torcendo pelo “quanto pior melhor”, entretanto ele ressaltou que o verdadeiro itacoatiarense é aquele que torce sempre pelo melhor.
Falou que é favorável a reativação da Bolsa Universitária, lembrando inclusive, que foi beneficiário durante seu tempo de faculdade, que foi uma ajuda muito importante.
Parabenizou o prefeito Peixoto e o secretário municipal de infraestrutura, Jander Nobre, por terem ido até a Manaus conversar com o governador Wilson Lima e pedir um aditivo para o contrato de recuperação da malha viária de Itacoatiara.