RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 13 DE MAIO DE 2019

Na sessão do dia 13 de maio de 2019, uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, que atua na UBS da Estrada da Rondon, usou o tempo da tribuna cidadã, a fim de apresentar um pouco do trabalho desenvolvido naquela área, inclusive mostrando casos concretos executados pelos profissionais que atuam ali.


- O vereador Dário Nunes parabenizou a equipe do NASF pelo trabalho desenvolvido, entretanto, salientou que sua percepção é que ainda falta mais estrutura, para os profissionais desenvolverem melhor os seus trabalhos, por isso espera que a Prefeitura possa dar mais apoio aos mesmos.

 

- A vereadora Cheila Moreira parabenizou a equipe da saúde pelo trabalho na zona rural. Reconhece que é difícil fazer esse serviço, pelas condições adversas da nossa região, mas, apesar de tudo, algo está sendo feito de bom.
Ela destacou também o fato de Itacoatiara ter classificado, nos primeiros lugares, 6 projetos de equipes da saúde da família, isso, dentre outros municípios do Amazonas.
Em outra oportunidade, Cheila frisou que agora o momento é de ampliar a pauta e colocar a saúde como prioridade número 1, visto que a questão da malha viária da cidade já está com a solução encaminhada.

 

- O vereador Francisco Rosquilde parabenizou o vereador Marcos Rodrigues pelo seu aniversário. Depois enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe saúde da família da região da Estrada da Rondon. Segundo o Vereador, isso prova que há sim algo sendo feito na saúde, ao contrário daqueles que só criticam, dizendo que nada está sendo realizado.
Ele finalizou convidando para a reunião marcada para a manhã do dia 14 de maio de 2019, no plenário da Câmara, quando deverá ser constituído o Serviço de Atendimento às Políticas Especiais para as Mulheres – SAPEM. Rosquilde enfatizou que gostaria que fosse incluído no debate, o Projeto de Lei aprovado pelos vereadores, que estabelece o ensino da Lei Maria da Penha, nas escolas municipais, por entender como importantíssimo na desconstrução da cultura da violência contra a mulher.

 

- O vereador A. I. Netto destacou a importância do trabalho das Equipes de Saúde da Família no interior, que devido a quantidade de comunidades rurais, deveria ser em maior número, a fim de atender a todas as localidades do município. Ele frisou que o trabalho de prevenção é primordial e que as palestras educativas são decisivas para tal.
Netto anunciou que no dia seguinte (14 de maio), ele e a equipe do Programa Luz Para Todos estariam na Estrada da Colônia Rondon, a fim de realizar o georeferenciamento das casas que ainda não receberam energia elétrica, para incluí-las no mapa cartográfico. Garantiu que no dia 15 de maio o mesmo serviço seria executado na Vila do Batista, Lago do Itapaiúna e redondezas e que a Região do Curupirinha, no Rio Arari, já foi atendida na semana passada com esse novo levantamento.
Lamentou que ainda não tenha sido resolvido o problema do cabo subaquático da Ilha Grande do Soriano, pois a empresa responsável ainda não entrou em acordo para fazer o serviço, visto que eles alegam que há risco a vida aos mergulhadores, devido ao rio estar muito cheio e a correnteza muito forte no local.
Apresentou votos de pesar aos familiares do jovem Gil Medeiros Costa, que morreu eletrocutado, nesse dia 13 de maio.
Netto elogiou a qualidade do asfalto que está sendo utilizado para a pavimentação da estrada de Novo Remanso, que por isso deverá durar por muitos anos. Ele disse esperar que seja o mesmo material a ser usado nas obras de recuperação da malha viária da cidade de Itacoatiara.

 

- O vereador Alcimar Filho parabenizou a Região de Novo Remanso pelo asfaltamento da estrada, pois está sendo feito com material de ótima qualidade. Ressaltou que respeita as críticas e sabe reconhecer quando algo está bem feito.
Parabenizou o presidente A. I. Netto pela forma como tem se posicionado a frente do Poder Legislativo.
Ressaltou que é a primeira vez que vê um asfalto de qualidade e com boa espessura sendo utilizado, que gostaria de ter conhecimento sobre o que foi estabelecido, no contrato com a empresa que vai executar o serviço da malha viária de Itacoatiara, até para saber se o material que será utilizado vai ser o mesmo da estrada de Novo Remanso.

 

- O vereador Joanilson Mendes parabenizou as equipes dos doutores Ivan Muller e Jéssica, que atuam na UBS da Rondon e região, ressaltando como algo a ser divulgado, porque as pessoas gostam mais de compartilhar e divulgar aquilo que dá errado, parece que sentem prazer em fazer isso, entretanto, ele frisou que é importante também destacar aquilo que está dando certo.
Falou ao presidente A. I. Netto que seria importante incluir nessa nova fase do Luz para Todos, a área da região da Costa do Quelé. E destacou, como muito importante, o trabalho que o vereador A. I. Netto vem fazendo a frente do programa Luz para Todos.
Sobre o asfalto que está sendo usado em Novo Remanso e que vai ser feito aqui na cidade, disse que é o resultado do trabalho dos vereadores, dos deputados e, sobretudo, das reivindicações do povo, entretanto, ele considera pouco, os 22 km de pavimentação de ruas prometidos, pois, segundo seus cálculos, há no mínimo 20 ruas principais que precisam de recuperação total, sendo que a média de extensão das mesmas é de 2 km, ou seja, só aí, já seriam necessários 40 km.

 

- O vereador Richardson do Mutirão parabenizou a equipe do NASF pelo trabalho que vem desenvolvendo na região da Rondon e relatou a respeito da sua viagem realizada no último final de semana, para o Rio Arari, quanto teve a oportunidade de visitar comunidades que ainda não conhecia.
Falou sobre a ASPROITA, associação que conta 37 membros e vai receber 300 mil reais, a fim de equipar a casa de farinha, que atualmente já tem uma produção inicial de 8 toneladas. Ele ressaltou que a ASPROITA está toda legalizada de acordo com os padrões exigidos pelos órgãos ambientais.
Richardson adiantou que estaria viajando à Manaus no dia seguinte (14 de maio), a fim de acompanhar o deputado Cabo Maciel num encontro com o vice-governador, quando vão tratar sobre a liberação das emendas parlamentares que foram destinadas para Itacoatiara pelo deputado.

 

- O vereador Bernardo Santiago parabenizou a equipe da Saúde da Família, que atua na Rondon e disse que a UBS fluvial está fazendo falta, pois, já deveria estar atuando, mas até agora não se tem nem notícia da mesma.
Lamentou também que as UBS da Vila do Batista e da Comunidade Santa Rosa estejam fechadas, disse que já falou com o prefeito sobre o assunto, para saber por que não estão funcionando.

 

- O vereador Gutemberg Brito frisou que suas reclamações e críticas são sempre embasadas em documentos, que tem ressaltado o trabalho dos profissionais da área da saúde, que fazem o que podem com as condições que tem. Que no caso específico das equipes saúde da família, poderiam estar melhor, se o Governo Federal mandasse recursos levando em conta as condições de logística da nossa região.
Ressaltou novamente que, se as coisas muitas vezes não acontecem, não é por culpa dos profissionais, mas por falta de gestão e citou como exemplo a fala do vereador Bernardo Santiago, que disse que as UBS da Vila Batista e Santa Rosa estão fechadas há muito tempo, por tanto, “o problema é de gestão municipal”, falou Gutemberg, que também fez críticas ao governador Wilson Lima, dizendo que precisa olhar mais pelo interior, que ele é governador do Estado e não de Manaus.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou e agradeceu ao senhor Fabrício pelo apoio que deu ao trabalho da comissão que verificou os bens inservíveis da prefeitura.
Também parabenizou o vereador A. I. Netto pelo trabalho em favor do Luz para todos e lamentou que muitas comunidades da Costa do Quelé, estejam prejudicadas, por uma proprietária de terras que não permite que a rede elétrica passe por sua propriedade.
Bosco também questionou sobre a UBS fluvial, por que ainda não está funcionando, o que está faltando?
Finalizou parabenizando o deputado Cabo Maciel pelo empenho em fazer valer as suas emendas impositivas.

 

- O vereador Arialdo Guimarães falou sobre a comissão que verificou as condições dos materiais e equipamentos, que foram colocados pela prefeitura como bens inservíveis. Ele lembrou que foi ele quem pediu para que o presidente A. I. Netto indicasse os membros, por entender que era necessário que fosse feita uma verificação de forma minuciosa e transparente. Serviço que, na sua opinião, foi muito bem feito pelos vereadores Bosco Rodrigues, Joanilson Mendes e Richardson do Mutirão, que comprovaram que são bens que não tem mais condições de uso ou que o custo de sua reforma ou recuperação não compensam.
Ele parabenizou a equipe do NASF e destacou que poderia ser aberto e estendido para outras comunidades, coisa que seria facilitado com a UBS fluvial em funcionamento.
Arialdo também destacou o empenho do deputado Cabo Maciel em buscar recursos para Itacoatiara.