RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 13 DE JULHO DE 2020

- O vereador Richardson do Mutirão apresentou o vídeo de uma moradora de Novo Remanso, fazendo uma denúncia a respeito da ambulância do local, comprovando aquilo que já havia sido denunciado pelo vereador Alcimar Filho, na sessão passada. A moradora inclusive assegurou que abasteceu com diesel a ambulância, a fim de que o motorista não fosse penalizado, pois ele, em vez de levar o filho dela acidentado para Itacoatiara, levou para Manaus, porque precisava de atendimento urgente com neurologista.
Richardson ressaltou que não pode haver restrição de atendimento e que vai pedir à Comissão de Saúde, para convocar a diretora da UBS de Novo Remanso, para vir à Câmara, a fim de prestar esclarecimentos. Pois é inadmissível que se diga que não há combustível para fazer uma quilometragem a mais, para prestar socorro e salvar uma vida.
Quanto ao ofício enviado pela direção da UBS para a Câmara, ele considera como um tapa na cara dos vereadores, pois ele entende que há os protocolos, entretanto há formas sensatas de resolver as coisas.
Richardson disse que hoje há um desabafo dos moradores de Novo Remanso, que isso é inadmissível e não pode continuar acontecendo, afinal, as pessoas esperaram por tanto tempo pela chegada dessa ambulância e agora têm que passar por essas situações constrangedoras.

 

- O vereador Alcimar Filho iniciou seu pronunciamento lembrando do ex-vereador José Augusto, dizendo que era um desprazer falar sobre os problemas que estão acontecendo por causa da ambulância de Novo Remanso.
Ele agradeceu a resposta bastante rápida, coisa que não é de costume, que veio da direção da UBS, explicando os protocolos seguidos para a liberação da ambulância.
Ele reiterou que entende que há os protocolos, porém acha um absurdo o que está acontecendo, porque, pelos protocolos, a ambulância não pode fazer certos atendimentos devido ser do tipo B, entretanto – disse Alcimar – o povo ficou esperando 1 ano e 8 meses sem nada de ambulância, nem do tipo A B, C ou do alfabeto inteiro. “Quer dizer que só porque a mesma é do tipo B não pode salvar uma vida? ”, questionou o vereador, que lembrou que enquanto não tinha ambulância, viu mães darem à luz dentro de pick-ups.
Ele assegurou que vai continuar fazendo os questionamentos, porque está na Câmara para falar a favor do povo. Ele reiterou que não interessa se a ambulância é do tipo A ou B, o que importa que é a única que nós temos. É algo que sangra o coração do povo essa falta de vontade política para fazer essa regulamentação.
Alcimar considerou um absurdo a diretora da UBS ameaçar o motorista, por ter usado o diesel para levar um paciente à Manaus. Ele pediu para que ela tenha humanidade e sensibilidade para com as pessoas e questionou – “se fosse um familiar seu que precisasse de socorro, será que a senhora aplicaria o que diz o protocolo? ”.
Finalizou revelando que não será mais candidato à reeleição, mas que, enquanto estiver no cargo continuará defendendo o povo.

 

- O vereador Francisco Rosquilde abordou sobre o ocorrido em Novo Remanso, relatado pelo vídeo apresentado pelo seu colega Richardson. Falou também que entende que existem os protocolos, no entanto, argumentou que há outras formas e meios de resolver situações como essa. Ele disse que houve um excesso de zelo, quanto ao protocolo, por parte da gestora da UBS. Nesse caso, em que o acidentado estava com afundamento de crânio, ela poderia ter entrado em contato com a direção do hospital José Mendes, ou com a secretária de saúde, a fim de fazer o processo de transferência do paciente para Manaus, sem o mesmo precisar ir para Itacoatiara.
Rosquilde ressaltou que foi um erro da gestora da UBS em cobrar do motorista, pelo diesel gasto na viagem à Manaus, pois, ele entende que o mesmo agiu de forma correta em ter levado o paciente direto para Manaus, porque se tratava de um caso de vida ou morte.
O vereador abordou também sobre o projeto dos embarcados, que são os marinheiros que estão com os salários abaixo da tabela da base salarial. Que é preciso obedecer a convenção coletiva da categoria dos marítimos. Destacou que é necessário fazer uma readequação, pois o governo é para atender o povo.
Ele reiterou sua preocupação com o aumento abusivo do preço do tijolo, que a mesma discussão está acontecendo em Manaus, pois o preço agora foi para um mil reais o valor do milheiro de tijolo. Rosquilde disse que está reunindo dados e que vai pedir uma audiência pública, para discutir o assunto, porque há muitas obras sendo paralisadas por conta desse preço absurdo do tijolo.

 

- A vereadora Cheila Moreira parabenizou a fala do seu colega Rosquilde, sobre o assunto da ambulância e revelou que ficou surpresa com o vídeo, mostrando o ocorrido em Novo Remanso. Ela também concorda que os protocolos existem, mas as questões de saúde precisam ser resolvidas com bom senso.
Ela falou das inaugurações das escolas municipais Vicentinho e Dom Paulo, cujas estruturas foram feitas para dar dignidade aos alunos, professores e toda comunidade escolar. Tudo isso para melhorar a qualidade da educação em nosso município. Ela reconhece que há coisas negativas acontecendo, entretanto, é preciso também enaltecer as coisas boas, como essas inaugurações, inclusive citou ainda a escola da Ilha do Risco.

 

- O vereador A. I. Netto cumprimentou os conselheiros tutelares, que estavam presentes à sessão, pelos 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Depois abordou sobre o Projeto de Lei 012, que veio da Prefeitura para a Câmara em regime de urgência, para a criação de cargos em provimento de comissão, para os marinheiros fluviais de máquinas, de convés e cozinheiros, que devem trabalhar na UBS Fluvial. Netto frisou que a Câmara vai fazer as emendas necessárias obedecendo o que determina a Lei Complementar Federal 173 de 20 de maio de 2020, que, devido a pandemia, proíbe, dentre outras coisas, criação de novos cargos, reajuste salarial de funcionários públicos, até o dia 31 de dezembro de 2021.
Netto ressaltou que, por conta disso, é necessário ver a legalidade desse projeto enviado pelo Executivo Municipal. Disse que vai pedir o parecer do setor jurídico da Casa.
Netto fez questão também de destacar que, em obediência a essa Lei Complementar Federal, não vai pôr em votação nenhum projeto de aumento salarial para vereadores, prefeito e secretários.
Finalizou mandando uma saudação aos trabalhadores que estão no Curupirinha e arredores, empenhados na colocação dos postes, para instalação da rede, de mais uma etapa do programa luz para todos.

 

- O vereador Marcos Rodrigues apresentou votos de pesar a colaboradora Augusta que perde seu pai recentemente.
Ele parabenizou seu colega Alcimar Filho pelo seu discurso e depois ironizou fala do seu colega Rosquilde, que disse que a gestora da UBS teve excesso de zelo. Que zelo é esse? Que cobra pelo diesel gasto pela ambulância, para socorrer um paciente.
Marcos disse que não tem justificativa esse negócio de ambulância do tipo a, b, c, d, porque elas tem é que rodar para salvar vidas.
Finalizou assegurando que também estará junto com o vereador Rosquilde “Tijolão” na luta para baixar o preço do tijolo.

 

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.