RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 11 DE JUNHO DE 2019

- A vereadora Cheila Moreira disse que um dos assuntos que vai priorizar para o debate na Câmara e na sociedade, será sobre a educação infantil, que é um direito sagrado das crianças, cuja demanda tem aumentado muito em Itacoatiara, sobretudo, porque, além da carência de creches públicas, algumas instituições de ensino, como o SESI, que antes ofereciam a educação infantil, agora não tem mais.

Cheila lembrou que a educação infantil, em tempos passados, era algo inacessível, que ela mesma não teve, que seus estudos já começaram no primeiro ano primário da época.

A vereadora disse que vai fazer estudos e levantamentos, a fim de saber qual a demanda que há e vai propor o debate sobre o assunto, se preciso vai realizar audiências públicas, porque considera isso primordial para a população.

Cheila sugeriu que o Centro Educacional Jamel Amed seja transformado em um Centro de Educação Infantil. Ela disse que vai lutar por isso, por entender que é uma das alternativas para suprir a demanda por creches e educação infantil.

- O vereador Francisco Rosquilde destacou o grupo de colegas vereadores que estavam em Manaus, a fim de tratar assuntos de interesse de Itacoatiara. Ele disse que mais uma vez o Poder Legislativo Itacoatiarense, se fazia presente na Capital do Estado, conversando com as autoridades estaduais, a fim de buscar soluções para os problemas do Município, como a recuperação da Rodovia AM-010.

Rosquilde falou sobre o contrato de locação do prédio onde funciona o Centro de Especialidades de Itacoatiara – CEI, que foi apresentado, mostrando os detalhes e itens do aluguel, que ele considera corretos.

Finalizou falando sobre a nota do senhor Manolo Olímpio Repudiando a Câmara. Disse que é preciso que haja o diálogo, que o FECANI já é um patrimônio Cultural de Itacoatiara, por isso, em vez de criar desavenças é importante criar o diálogo. Ele fez um convite ao senhor Manolo que venha a Câmara, a fim de que sejam dirimidas as diferenças e todos trabalhem em prol do FECANI.

- O vereador Ney Nobre lembrou também que o presidente A. I. Netto, junto com alguns vereadores estavam em Manaus, buscando soluções para as problemáticas do município, sobretudo para a AM-010, que é uma prioridade para Itacoatiara e os municípios vizinhos.

Foi exibido um vídeo em que mostrou o discurso do vereador A. I. Netto, na tribuna da ALE, na manhã desse dia 11 de junho, reivindicando a recuperação urgente da AM – 010.

Ney repudiou a atitude de pessoas que são pretensas postulantes à cargos públicos nas próximas eleições, que estariam formando grupos nas redes sociais, fazendo barulho, para dificultar a efetivação dos trabalhos de recuperação da malha viária de Itacoatiara. Pessoal torcendo para que a administração do prefeito Antonio Peixoto seja um fracasso. Ney disse que é preciso pensar em Itacoatiara, porque, se der errada para o prefeito, vai dar errado para o município e o povo será o prejudicado.

- O vereador Bernardo Santiago, abordando sobre as críticas, ressaltou que a oposição sempre vai existir, seja lá quem for o prefeito ou a prefeita. Ele disse que acha bonito ver o Brasil na democracia, porque a democracia dá liberdade para que tudo isso aconteça em nosso país.

Disse que concorda plenamente com o discurso do seu colega Ney Nobre. Se o Governador quer apoiar um candidato a prefeito aqui, então, tem mais é que trabalhar e fazer obras em Itacoatiara, pois, assim poderá pedir votos para o seu candidato.

Parabenizou a vereadora Cheila e as mulheres pela conquista da Ronda Maria da Penha e a casa de apoio as mulheres, que serão inauguradas dia 14.

- O vereador Gutemberg Brito parabenizou sua colega Cheila Moreira e a comissão da mulher, pelas conquistas.

Parabenizou também o vereador A. I. Netto pelo empenho em defender o município, na ALE.

Ele anunciou que a Cooperativa e o Sindicato dos Taxistas, que viajam para Manaus, estariam planejando uma interdição na Rodovia AM-010, como forma de protesto pelas péssimas condições da mesma.

Falou que não é contra e acha até interessante quando as pessoas fazem as denúncias sobre Itacoatiara, porque é uma forma de mostrar a realidade do nosso município. Ressaltou que a responsabilidade da recuperação da AM-010 é do Governo do Estado e que os deputados estaduais deveriam ser os protagonistas das cobranças e fiscalização, mas, não é isso que acontece. É preciso os vereadores irem até a capital, fazer o trabalho que é dos deputados.

Lamentou que o prefeito Peixoto ainda queira se passar como vítima, no caso das creches que ele deixou de construir e por isso está sendo processado e tendo bens bloqueados. Exigiu que o prefeito preste contas do dinheiro das 4 creches que não foram construídas. Ressaltou que, para falar, o prefeito Peixoto é dez, mas, para fazer é zero.

Gutemberg disse que suas denúncias têm surtido efeitos, citou o caso do Super salário do ex-procurador do município, que foi só ele tornar público que o “sistema” acusou um erro.

Agora ele disse que tem o caso do contrato de aluguel de 22 mil reais por mês, do prédio onde funciona o CEI, que está cheio de irregularidades.

Mais uma vez pediu para que o prefeito renuncie ao cargo, visto que, na sua opinião, não está fazendo o que devia e o município está um caos.