RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 11 DE AGOSTO DE 2020

Na sessão do dia 11 de agosto de 2020, os representantes do movimento “Jovens Futuro dessa Terra”, João Lucas e Taiane Nogueira, utilizaram a Tribuna Cidadã para falar do objetivo do grupo, que é incluir o jovem no meio político e também para interagir na sociedade. Eles mencionaram que tem uma página no Facebook para divulgação desse trabalho.
Eles disseram que uma das formas de atuação é observar as questões públicas, a fim de traçar novos objetivos. Eles têm visto a inclusão dos jovens na vida pública do município, inclusive com vários se lançando como pré-candidatos a vereadores.
O movimento também pretende fomentar a discussão de políticas públicas voltadas para a juventude, além de incentivar as pessoas a se politizarem. Aproveitaram o ensejo para falar sobre o dia mundial da juventude que é comemorado no dia 12 de agosto.

 

- O vereador Francisco Rosquilde saudou os jovens que se pronunciaram na tribuna e depois ressaltou que a função do vereador não é de executar obras, que isso cabe ao prefeito. Entretanto, ele lembrou que o Poder Legislativo foi atrás de recursos, para a recuperação da malha viária de Itacoatiara, chegaram a falar com os últimos quatro governadores e todos prometeram ajudar, mas praticamente nada foi feito.
O vereador lembrou do seu projeto que já foi aprovado, mas que infelizmente ainda não está sendo posto em prática. O Projeto trata da cultura da não violência contra as mulheres, que inclusive, estabelece que a Lei Maria da Penha deve ser estudada nas escolas municipais, como matéria obrigatória, a fim de que as crianças, desde cedo, aprendam uma nova cultura de não violência, sobretudo contra as mulheres. Ele frisou que os jovens podem ser os atores dessa mudança de mentalidade.
Finalizou convidando as pessoas a participarem da sessão solene, nesse dia 12 de agosto, quando será sancionada a Lei que reconhece o dia 08 de setembro de 1683, como a data da fundação do município de Itacoatiara.

 

- A vereadora Cheila disse que acha muito importante a militância, quer seja na política ou na igreja. Que os jovens têm que se engajar e participar mais, porque o mundo é jovem.
Ela ressaltou que a maioria do eleitorado brasileiro é de jovens e mulheres, mas infelizmente ainda há muitos políticos antigos, que só se aposentam quando morrem, por isso os jovens devem ocupar os seus espaços. Cheila frisou que falta mais ousadia para as mulheres e para os jovens.
Ela finalizou apresentando votos de pesar e solidariedade à família da professora Maria Resk, que faleceu nesse dia 11 de agosto, coincidentemente no dia do estudante.

 

- O vereador Joanilson Mendes também apresentou votos de pesar aos familiares da professora Maria Resk.
Falando aos jovens, ele destacou que a política é um bom caminho, para quem quer apresentar proposituras para a melhoria da cidade. O vereador, porém, lamentou que há muitas pessoas que querem entrar para a política, falando mal dos outros e até com difamação. Joanilson reiterou que não deve ser assim, que as pessoas devem apresentar propostas.
Adiantou que participará da cerimônia de assinatura da Lei que estabelece o dia da fundação do município de Itacoatiara.

 

- O vereador Richardson do Mutirão, em nome do seu partido, que é o PL, parabenizou os jovens pela iniciativa de estarem se envolvendo com as questões políticas.
Ele lembrou que na Assembleia Legislativa do Estado, já funciona o projeto do Parlamento Jovem. Ele sugeriu ao presidente A. I. Netto, que a Câmara possa trabalhar, a fim de criar ainda esse ano, o Projeto Parlamento Jovem da Câmara de Itacoatiara. Ele ressaltou que o espaço e a estrutura que a CMI tem hoje, podem proporcionar uma ótima oportunidade para os jovens se inserirem cada vez mais na política.
Richardson falou que a CPI da saúde está realizando as oitivas de forma bem cuidadosa, inclusive preservando as pessoas, evitando que fiquem expostas a julgamentos precipitados.

 

- O vereador Bosco Rodrigues falou que estava feliz em ver os jovens se manifestando e acompanhando o trabalho do Legislativo.
Depois ele externou a sua tristeza pelo falecimento da professora Maria Resk e que já havia apresentado um requerimento, pedindo uma moção de pesar aos familiares da mesma.
Parabenizou todos os advogados pela passagem do seu dia e voltou a falar sobre a importância de fomentar a geração de emprego e renda na cidade e na zona rural, porque, segundo ele, o principal problema hoje do nosso município é o desemprego.
Reiterou que o setor primário precisa de incentivo e de melhorias para poder competir com os produtores de Santarém, por exemplo, onde eles produzem em grande escala, de forma mecanizada, enquanto que aqui, ainda é na base do terçado e da enxada.

 

- O vereador Bernardo Santiago parabenizou os jovens pela forma como se pronunciaram e apresentaram as suas propostas.
Ele também citou aqueles que só sabem falar mal dos outros e não olham para os seus defeitos. Ele citou inclusive uma passagem bíblica, que aconselha a pessoa a tirar primeiro a trave de seus olhos, antes de querer tirar o cisco dos olhos dos outros.
Santiago disse que concorda com o posicionamento do seu colega Bosco Rodrigues, quanto ao setor primário de Itacoatiara. Porque ele entende que a agricultura em nosso município está falida, pois os últimos governadores esqueceram de Itacoatiara e não deram incentivo algum para nós. Além disso, Santiago frisou que também as comunidades não se organizam e não regularizam suas documentações, para poderem ter acesso a recursos públicos.

 

- O vereador A. I. Netto falou que chegou uma solicitação para que seja feita a poda dos oitizeiros da Avenida Parque, que há tempos não é feita. Neto ressaltou que é importante que a poda seja feita, muito embora esse não seja a época ideal. Reiterou que as árvores das ruas de Itacoatiara, sobretudo do nosso cartão postal, que é a Avenida Parque, precisam de cuidados especiais, inclusive com adubação do solo e de um plano anual de podagem.
Netto disse ainda que é preciso que se estabeleçam normas de horários para circulação de caminhões e veículos pesados, pois há alguns que passam rente as árvores e danificam seus galhos, além disso, é importante que sejam replantadas novas árvores para substituir aquelas que morreram.

 

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.