RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 07 DE ABRIL DE 2019

- A vereadora Cheila Moreira falou sobre a audiência pública que seria realizada no dia 23 de maio, a fim de discutir sobre o projeto “Ver e tratar” do CECON/Manaus. Entretanto, a vereadora pediu para suspender a audiência, porque foi convidada pela deputada estadual Mayara Pinheiro, que vai colocar esse assunto em discussão na Assembleia Legislativa do Estado, de forma mais abrangente. Cheila aceitou o sugestivo convite, por entender que será uma oportunidade para fortalecer as parcerias, a fim de que o projeto “Ver e tratar” aconteça em Itacoatiara, de maneira mais efetiva. Pois há a possibilidade dos exames de preventivo de câncer do colo de útero, serem colhidos pelos laboratórios locais e encaminhados com maior celeridade, para que os resultados cheguem no máximo em 15 dias, porque pelo método atual, demoram em média 3 meses, o que pode ser tarde para o tratamento seguro.


- O vereador Badi Pacheco reportou-se à audiência pública realizada na Vila de Lindóia, no último dia 04 de maio. Ressaltou a participação do povo e a competência do presidente A. I. Netto, que dirigiu a reunião, de forma conciliadora e ponderada.
Badi falou da audiência ocorrida, na semana passada em Manaus, na sede do Ministério Público Estadual, quando foi tratado o assunto do queijo artesanal produzido pelos pecuaristas da Região de Novo Remanso e Autazes. Parabenizou o prefeito Antônio Peixoto pela presença e atuação. Ele disse que mais de 300 pecuaristas estavam presentes, além de alguns vereadores e também do prefeito de Autazes.
Ficou acertado que os produtores de queijo terão o prazo de 2 anos, para se adequarem às exigências dos órgãos de vigilância de saúde. Segundo Badi, ficou marcada uma nova audiência, que deverá acontecer em Autazes, no próximo dia 20 de maio, para a assinatura do acordo.


- O vereador Joanilson Mendes disse que é preciso averiguar com imparcialidade a denúncia de demissão de dois servidores, da saúde da Vila de Lindóia, que teriam sido exonerados, por que fizeram reivindicações sobre as condições da Ambulância da Vila.
Sobre as obras que estão recomeçando, de recuperação da Estrada de Novo Remanso e da malha viária da cidade, Joanilson lembrou que desde 2017 os vereadores foram conversar com todos os governadores, pedindo providências sobre o assunto, por isso, não acredita que o Governo do Estado esteja realizando as obras agora, apenas porque o Tirulipa reclamou, entretanto reconhece que houve uma grande repercussão das palavras do humorista.
Salientou que os investimentos por parte do governo em Itacoatiara são inevitáveis, porque o município está recebendo e vai receber novos empreendimentos, como o porto do Grupo Simões, em Novo Remanso que terá 4 terminais com diferentes modalidades; o terminal da Equador que já está em operação em Itacoatiara, além do grupo empresarial que comprou a área da antiga Gethal e em breve vai construir suas instalações.


- O vereador Richardson do Mutirão falou das demissões do motorista e da técnica de saúde, da UBS da Vila de Lindóia, apenas por que permitiram que as denúncias fossem feitas na audiência pública da Vila.
Richardson elogiou as ações dos secretários de educação e de infraestrutura do município, que após as reivindicações, buscaram de imediato resolver os problemas apontados, como falta de arcondicionados na Escola Ivo Amazonense e iluminação na Vila. Entretanto, voltou a criticar a secretária municipal de saúde, Keyt Anne Passos, que além de não fazer nada para resolver os problemas da UBS da Vila, ainda demitiu 2 funcionários, porque fizeram reinvindicações.
Richardson lembrou novamente da UBS fluvial, que em dezembro do ano passado, foi aprovado valor de 400 mil reais, a fim de que ela pudesse entrar em funcionamento, entretanto, até agora nada foi feito. Ele lamentou, porque agora, nesse período de enchente dos rios, a UBS fluvial poderia atender a todas as comunidades ribeirinhas.
Sobre o hospital, ressaltou que 80 por cento dos atendimentos ali realizados são da atenção básica e poderiam ser feitos nas UBS, dessa forma, o hospital poderia ser melhor equipado, para atender os casos de média e até alta complexidade.


- O vereador Gutemberg Brito foi breve em seu discurso, abordou novamente sobre os projetos de complementação orçamentária, para a saúde e frisou que o prefeito Peixoto precisa ter sensibilidade, a fim de resolver de uma vez por todas, o problema da dívida com a Cooperativa dos médicos, porque muitos já estão pedindo para sair, pois não aguentam trabalhar por tanto tempo sem receber seus salários.


- O vereador Arialdo Guimarães abordou sobre as obras que já começaram e outras que foram anunciadas pelo Governo do Estado. Ironizou indagando quem será ou seria o pai da criança. Ele mesmo respondeu, que é o povo, pois foi quem reclamou e reivindicou. Ele também não acredita que seja por conta do efeito Tirulipa, porque chegou o tempo de as coisas começarem a acontecer.
Sobre a Rodovia AM 010, Arialdo ressaltou que é preciso que seja feita a recuperação, porém é importante a colocação de balanças, para controlar o peso das cargas transportadas pelas carretas e caminhões. Que é preciso fiscalização com rigor.


- O vereador A. I. Netto anunciou que já está assinado e vai encaminhar, em nome da Câmara Municipal, ofício ao governador Wilson Lima, ao presidente da ALEAM, deputado Josué Neto, ao Secretário de Estado de Saúde e aos deputados Cabo Maciel e Sinésio Campos, solicitando o fim do protocolo de saúde, que só permite que pacientes do interior sejam encaminhados para Manaus, quando houver leito disponível. Netto argumentou que isso é um absurdo, porque Manaus é uma cidade estado e concentra todos os recursos e condições de atendimento, por isso, o mínimo que se pode fazer, é deixar reservado um número de leitos para os pacientes que precisam ser removidos para a Capital. Netto lembrou que, por causa desse protocolo muitas pessoas já morreram no interior, esperando por leito em hospitais de Manaus.
Sobre a denúncia de demissão dos dois funcionários da UBS da Vila de Lindóia, assegurou que vai falar com o prefeito Antônio Peixoto e se for preciso vai convocar a secretária de saúde, a fim de que possa dar as explicações, porque a Câmara precisa ser respeitada.