RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 06 DE MAIO DE 2019

Na sessão do dia 06 de maio de 2019 o desportista Vanildo Rodrigues, conhecido como Thor, explicou que o atleta Winglisson Roberto, da Escola GM3, que deveria fazer um teste em um clube de futebol em São Paulo, encaminhou a ele uma mensagem pedindo desculpas e agradecendo a oportunidade, mas não iria aceitar o convite, porque aceitaria um chamado da sua igreja para fazer uma experiência evangélica, que nesse momento ele entendia como prioridade o seguimento a Jesus. Thor disse que estava triste, porém continuaria a buscar novos talentos.

 

- O vereador Ney Nobre disse que um dos maiores problemas que tem no Hospital José Mendes, é quando se faz necessário o envio de um paciente para Manaus, porque só é autorizada a remoção do mesmo, quando há leito disponível em alguma unidade hospitalar da Capital. Coisa que muito é difícil, pois, geralmente está tudo ocupado.
Ney disse que é preciso ter mais atenção com Itacoatiara, porque é um polo que recebe pacientes dos municípios vizinhos. O vereador destacou que isso é inadmissível, o paciente não poder ser transferido por falta de leito. “É uma desumanidade”, disse o vereador.


- O vereador A. I. Netto destacou que seus colegas vereadores estão dando-lhe a oportunidade de fazer uma Câmara muito ativa, pois, nesses primeiros meses de trabalho a Casa, através de seus membros já esteve em Manaus participando de debates importantes, como o PROCOM Municipal, Taxi Metropolitano, Rodovia AM 010, Malha Viária de Itacoatiara, dentre tantos assuntos de interesse da população. Netto frisou que sempre vai ter quem critiquem e digam que os vereadores não fazem nada, mas isso faz parte do processo democrático e aqueles que acham que podem fazer melhor, tem todo o direito de se candidatar e, caso vençam, que trabalhem.
Agradeceu aos deputados Sinésio Campos e Cabo Maciel, que disponibilizaram seus tempos, para que ele possa se pronunciar na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado. Netto falou que apesar do anúncio, por parte do Governo do Estado, que as obras da Estrada de Novo Remanso já recomeçaram e que a malha viária de Itacoatiara vai começar a ser recuperada a partir do dia 13 de maio, entretanto, ainda falta resolver o gargalo da saúde, como a melhoria do hospital, desmembramento da maternidade, novas ambulâncias, reestruturação do SAMU, dentre outras necessidades.
Netto destacou a importância das críticas feitas pelo humorista TIRULIPA, entretanto, lamentou e criticou o fato da assessoria do Governador, ao anunciar o recomeço das obras em Novo Remanso e a possível recuperação de parte da malha viária de Itacoatiara, ter dado todos os créditos ao humorista, apesar dessas reinvindicações já terem sido feitas pelo prefeito e vereadores e pela população.

 

- O vereador Marcos Rodrigues disse que seria interessante chamar de novo o Humorista de volta a Itacoatiara, porque, assim, talvez as coisas aconteçam mais rápidas. Lembrou que os vereadores e o prefeito estiveram reunidos com o Governador e falaram de todas essas necessidades, mas não foram atendidos.

 

- O vereador Richardson do Mutirão abordou um pouco sobre a audiência realizada sábado dia 04 de maio, na Vila de Lindóia. Que algumas coisas já até foram resolvidas como a Iluminação pública, que o secretário Jander Nobre já estava no dia com a sua equipe trabalhando. Ressaltou que o problema dos arcondicionados da Escola Ivo Amazonense também tinha sido resolvido. Entretanto, o vereador destacou que infelizmente, quanto se trata da Secretaria de Saúde, nenhuma das demandas foram atendidas. Ele aproveitou e pediu para exibirem algumas imagens da ambulância da Vila, que está em precárias condições, parecendo mais uma carroça do que uma ambulância.
Falou do Hospital que é gestão Plena e que o município pediu para si a responsabilidade da gestão, mas, se não está em condições de administrar, que entregue para o Estado a administração do mesmo.
Richardson abordou também sobre a dívida de 2 milhões de reais, da prefeitura para com a Cooperativa dos médicos, que o prefeito propôs parcelar, pagando 60 mil reais por mês.
Finalizou questionando por que a reforma administrativa do Prefeito nunca chega à Secretaria de Saúde.

 

- O vereador Gutemberg Brito ressaltou que está se tornando repetitivo falar daquilo que não concorda, sobre os casos de irregularidades que vem ocorrendo na atua administração municipal. Citou como exemplo o famoso caso dos projetos de emendas ao orçamento. Lembrando que nesses primeiros meses de 2019, já foram mais de 10 milhões de crédito adicional aprovados, sendo que uma parte seria para o pagamento da dívida da Cooperativa dos Médicos, que foi votado favorável e o prefeito ainda não pagou e agora quer fazer em parcelas de 60 mil reais. “Fomos enganados”, disse Gutemberg, completando que não se pode aceitar que o prefeito brinque com a sensibilidade do povo desse jeito.
Gutemberg enfatizou que o prefeito não está fazendo uma boa administração, que isso é obvio, que por enquanto ele está sendo um brincante.

 

- Arialdo Guimarães, parafraseando o dito popular, disse que de médico e de louco, todo mundo tem um pouco. Que ele tinha sido louco em votar no Bolsonaro, entretanto, o outro lado conseguiu superar Harry Houdini, famoso ilusionista, pois fizeram desaparecer milhões e se dizem inocentes, mas, que cada um se abrace com o cachaceiro que achar melhor.
Sobre os projetos que são enviados pelo Executivo ele acredita que todos são para beneficiar a coletividade e que cada vereador vota como quiser.

 

- A vereador Cheila Moreira lembrou de algumas das reivindicações que tem feito, sobre saúde, como melhorias para o hospital e a construção de uma nova maternidade. Ele destacou um assunto que considera muito sério, que é o caso das mortes de crianças que vem acontecendo no hospital, pois, apenas esse ano de 2019, já foram 8. E a culpa é de tudo o que não está funcionando. Da falta de ambulância, da falta de disponibilidade de leitos em Manaus, da falta de remédios e de tantas outras deficiências. Cheila, entretanto fez questão de frisar que os profissionais são aqueles que menos têm culpa, porque trabalham com as condições que tem, tentando salvar vidas.
Sobre o tratamento humano ou o atendimento com educação, isso ela destacou que não depende de estudo, pois há pessoas com doutorado que agem como cavalos e gente que nunca foi à escola e é doutor.

 

- O vereador Francisco Rosquilde disse que são bem-vindas as Pick-ups, que se não servem para transportar pacientes, podem ser utilizadas para transportar profissionais, para trabalhos na zona rural no combate aos mosquitos da dengue e da malária, por exemplo.
Entretanto, ele ressaltou que precisamos de ambulâncias e de outras coisas, como ter disponível, em Manaus, um número mínimo de leitos reservados, a fim de receber os pacientes que são encaminhados do interior, como Itacoatiara.
Rosquilde citou o caso da criança que morreu, principalmente, por que teve que esperar muito pela liberação de um leito em Manaus. Ele ressaltou que a Comissão de Saúde da Câmara precisa realizar uma audiência pública, objetivando debater esse assunto da disponibilidade de leitos para pacientes do interior.