RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 02 DE MARÇO DE 2020

- A vereadora Cheila Moreira disse que é necessário definir bem o significado da palavra empoderamento e que as mulheres devem estar onde se sentem bem, mas que para isso é preciso lutar para chegar a seu objetivo.
Ela lamentou que nesses dois últimos mandatos, apenas ela tenha atuado como vereadora, disse que gostaria de ver mais mulheres engajadas na política e ocupando o cargo de vereadora.
Ainda falando de empoderamento, Cheila ressaltou que as mulheres também podem ser empoderadas dentro de suas casas e não necessariamente atuando na política partidária, citando como exemplo a sua mãe, que junto com seu pai, que é comerciante, criaram seus filhos e deram a eles melhores condições de vida.
Cheila destacou que a mulher pode estar na política ou noutro lugar, o importante é que esteja bem. Ressaltou que seu feminismo é pela igualdade e não para superar os homens, não para ser mais que eles, mas para garantir as mesmas condições de direitos.
Sobre o dia internacional da mulher, fez questão de frisar que não é só para receber rosas ou para ouvir a música do Erasmo Carlos, porque todos os dias devem ser de lutas e de homenagens, não sendo necessário esperar chegar o dia 08 de março para dar rosas ou fazer algo parecido.
Cheila alertou as mulheres sobre esse ano de 2020, que é eleitoral, pois, muitos partidos vão procurar as mesmas para oferecer candidaturas, apenas para cumprir o percentual de candidatas mulheres, exigidas pela Lei. Se tiver de ser candidata, seja para valer. Não candidatas laranjas, apenas para completar a lista – frisou a vereadora.
Finalizou dizendo que estará sempre na luta pelo direito das mulheres, onde quer que seja, na escola, na praça, na igreja, no parlamento, onde for necessário.

- O vereador Ney Nobre abordou sobre o Bloco da Maizena, que inegavelmente é o maior do Amazonas, ressaltou que apoia as manifestações esportivas e culturais, entretanto, gostaria de fazer uma observação quando ao lixo e sujeira que ficou, depois que o bloco passou e demorou a ser retirado. Ney disse que, como alguém que se preocupa com o meio ambiente e que por três anos vem realizando campanhas de coleta de lixo, no Rio Urubu e seus afluentes, não pode concordar com isso. Frisou que não é contra o Bloco da Maizena, mas sugeriu que no próximo ano, seja dada atenção especial a essa questão da limpeza imediata das ruas, por onde o bloco passar.
O vereador falou ainda sobre a limpeza pública, que é importante que as pessoas também façam a sua parte, pois, ele tem visto a caçamba passar recolhendo o lixo e logo em seguida, o morador joga lixo de novo, aí vêm os cachorros e urubus espalhar tudo, deixando a cidade suja.
Ney ressaltou que a mesma coisa acontece com a questão da água servida, que é jogada direta na rua, por isso, não há prefeito que dê conta de manter a cidade limpa e com as ruas em boas condições.

- O vereador Richardson adiantou que apresentaria durante a sessão, juntamente com os colegas Gutemberg Brito e Arialdo Guimarães, Projeto para alterar a Lei do Servidor Público do Município, capítulo 79, a fim de incluir o direito à licença maternidade, que já é um direito assegurado pela Constituição Federal, mas que não está contido na Lei Municipal. Ele frisou que o período não será apenas de 120 dias, mas de 180 dias, inclusive para mães adotivas de crianças de até um ano de idade.
Falou que isso será feito como um gesto concreto, nesse mês de março, que é um símbolo para as mulheres.
Abordou também sobre as denúncias contra a atual administração pública municipal. Lembrou que há tempos vem fazendo alertas sobre o caos que poderia se tornar a saúde. Disse que isso, lamentavelmente está acontecendo, pois, os médicos divulgaram carta aberta, anunciando que vão parar de atender, se não receberem seus salários que há tempos vem atrasando. Richardson ressaltou que, como todo trabalhador, os médicos têm direito a receber seus salários em dia. Ele lembrou que na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, o prefeito Peixoto leu sua mensagem, que mostrava que o município estava às mil maravilhas. Coisa que não condiz com a realidade, afinal, a folha de pagamento está inchada e não sobra dinheiro para mais nada.
Richardson pediu para o prefeito Peixoto fazer o básico, o feijão com arroz, para não inventar, para tratar com respeito e seriedade a administração pública, a fim de não jogar no lixo a sua história política.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou seu colega Richardson pelo discurso sobre a saúde de Itacoatiara. Aproveitou e fez elogios ao senhor Glauber, pelo bom trabalho que faz como gestor da UPA e lamentou que no hospital não seja assim.
Sobre o hospital ele fez uma ressalva, disse que é imprescindível que o governador Wilson Lima defina sobre a direção do mesmo, pois há um gestor interino, que ainda não foi oficializado, aí fica esse impasse.
Bosco voltou a falar sobre um velho transtorno de Itacoatiara: as várias minis rodoviárias espalhadas por toda a cidade, enquanto isso, parte da rodoviária de oficial serve como garagem para os ônibus da Eucatur e da Aruanã. Bosco sugeriu novamente que seja marcado um encontro com o Governador, a fim de definir a quem cabe a gestão da rodoviária e sua ampliação, a fim de que possa incorporar todas as demais, evitando os transtornos de improvisações atuais.
Falou também sobre o porto do centro da cidade, que há 16 anos parou para uma reforma, que duraria 9 meses, mas até hoje está com problemas, inclusive de interdição. A última promessa que foi feita, garantia que ele estaria liberado para funcionamento em 30 de dezembro de 2019, mas, até agora nada. Enquanto isso as pessoas continuam se arriscando na escuridão, transitando pela estrada do porto novo, construído abaixo da antiga empresa Carolina.