RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 02 DE JULHO DE 2019

- O vereador A. I. Netto abordou sobre a reunião ocorrida na manhã desse dia 02 de julho, com a promotora de justiça, Dra. Tânia, com a presença de representantes de vários órgãos e entidades, como Câmara Municipal, Prefeitura, Secretárias Municipais, IMTT e DETRAN, quando foram abordados vários assuntos referentes a organização e ordenamento do trânsito em Itacoatiara. Um dos encaminhamentos acertados foi que a Câmara deverá elaborar e votar um Projeto de Lei, estabelecendo horários para que carretas e caminhões possam fazer embarques e desembarques de cargas, em ruas de muito movimento, evitando congestionamentos e complicações no trânsito, em períodos de maior fluxo. Além da proibição desses veículos ficarem estacionados em vias públicas, como se fossem garagens.
Netto ressaltou que é necessário que sejam tomadas essas atitudes, a fim de organizar e estabelecer normas para o nosso trânsito. Ele pediu que seja feita fiscalização, quanto aos veículos de placas particulares e que trabalham como taxi ou carros de fretes, porque isso prejudica os profissionais que pagam impostos e taxas, para poderem trabalhar de forma legal.
Outro tema abordado foi sobre a lixeira pública, cujo prazo dado foi de 60 dias, para que seja transferida ao local estabelecido na AM – 010, sendo que, de acordo com o vereador, ainda não foi devidamente debatido o assunto, para saber se aquele local realmente é o melhor, visto que, está localizado nas proximidades do complexo de nascentes e afluentes do Rio Caru, área que pode ser melhor explorada como atração turística e, caso se instale mesmo a lixeira, poderá sofrer muitos danos ambientais.
Netto destacou ainda que tratou sobre o problema das águas servidas, que são jogadas nas ruas, que a população deveria ter, sumidouros em suas casas, pois da forma como acontece hoje, não há asfalto que aguente.
Frisou também que pediu ao Corpo de Bombeiros, para que possa fazer a lavagem e limpeza da Avenida Parque, nos trechos onde há maior concentração de passarinhos, porque acumulam muitas fezes dos mesmos. Além disso, ele solicitou à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que seja feito o calçamento externo do entorno do cemitério, a fim de evitar a erosão do solo e consequentemente a queda dos muros.

 

- O vereador Bernardo Santiago parabenizou o presidente A. I. Netto pela forma inteligente como vem conduzindo a Câmara e disse concordar com seu colega Gutemberg Brito, quando fala que o vereador A. I. Netto, se estivesse à frente da Prefeitura, seria um ótimo administrador. Que isso pode se concretizar no futuro. Pois, na Câmara há sim pessoas qualificadas para serem prefeitos, deputados, etc., que basta acreditar nos sonhos, pois de onde menos se espera, é de lá que surgem os grandes líderes. Citou o caso bíblico da escolha de Davi, como rei de Israel.

 

- A vereadora Cheila Moreira também parabenizou o presidente A. I. Netto, pela forma como vem conduzindo o Parlamento Municipal. Ressaltou que a chegada do recesso parlamentar, será uma ótima oportunidade para fazer um balanço do primeiro semestre, que ela acredita, sem sombra de dúvidas, ter sido muito produtivo. Com várias visitas à Capital, na sede do Governo, nas secretarias estaduais, na Assembleia Legislativa, ocupando espaço nos debates dos mais variados assuntos de interesse da população, como segurança, saúde, educação e infraestrutura.
Cada um faz seu trabalho de forma diferenciada, de acordo com seu perfil de atuação. “Nosso objetivo é sempre acrescentar”, disse a Vereadora.
Cheila finalizou falando sobre a agenda positiva da Comissão de Educação, que deverá visitar as escolas da cidade e do interior, a fim de ver in loco aquilo que precisa melhorar, na estrutura e no tratamento dado a alunos e professores.

 

- O vereador Francisco Rosquilde, falando sobre as obras de recuperação da AM – 010, disse que pelo que foi anunciado pelo Governador, ele pensou que dessa vez soltariam o freio, engatariam a primeira e as outras marchas e assim as obras fluiriam, mas, infelizmente - disse ele - parece que puxaram foi o freio de mão. Ressaltou que essa rodovia precisa de atenção especial, pois, potencializa Itacoatiara e os municípios vizinhos no transporte de suas riquezas. Rosquilde disse que dependemos dessa estrada, que não adianta o Governo dizer que vai duplicar a mesma, se não consegue nem tapar os buracos nela existentes. Ele ressaltou que não consegue entender essa descontinuidade dos serviços.
Rosquilde voltou a falar da campanha que pretende realizar para a compra do aparelho de hemodiálise para o hospital José Mendes.

 

- O vereador Gutemberg Brito destacou que agora é preciso fazer sorteio, para ver qual denúncia vai fazer, tamanho o descaso e o desmando que vem ocorrendo no município, pela falta de administração. Ele reiterou que não há uma secretaria ou setor sequer, que esteja funcionando e citou ocaso da Secretaria de Assistência Social, que está com mais de 750 mil reais bloqueados, por falta de gestão. Com isso, segundo o Vereador, vários serviços estão prejudicados, porque não foram enviados relatórios e documentos em tempo hábil. “Nosso município está em total estado de abandono, nada funciona”, reiterou Gutemberg, que ainda apresentou documentos, sobre vários processos de improbidade administrativas contra o prefeito Antonio Peixoto, inclusive com condenações.

 

- O vereador Arialdo Guimarães parabenizou o presidente A. I. Netto pelo seu brilhante discurso e pela forma como está conduzindo a Câmara, que segundo ele, está sempre um passo à frente do executivo municipal, na busca de soluções para os problemas locais, indo até Manaus, na sede do Governo, nas Secretarias e na Assembleia Legislativa.
Arialdo relembrou os tópicos abordados pelo presidente e destacou que há tempos vem pedindo a construção de um novo cemitério.
Arialdo assegurou que é otimista e acredita que a duplicação da AM 010 não é utopia e que pode se tornar realidade, porque Itacoatiara merece ter coisas grandiosa, por isso não pode se contentar com migalhas e não deve pedir esmolas de ninguém.

 

- O vereador Badi Pacheco abordou sobre as péssimas condições da Rodovia AM 010, relatou que, recentemente, quebrou a suspensão do seu carro ao cair em um dos tantos buracos. Ele disse que a promessa do governador Wilson era fazer diferente dos demais, entretanto, não é o que ele tem visto.
Badi ressaltou que quando viu o Governador todo vestido com capacete, no lançamento das obras da AM 010, achava que o serviço iria deslanchar, mas, lamentavelmente, passados 15 dias, foram tampados apenas cerca de 30 buracos, que as obras estão muito devagar e o serviço mal feito.
Ele lembrou que até a Estrada de Novo Remanso, que chegou a elogiar no começo, também está devagar.

 

- O vereador Joanilson Mendes desejou sucesso ao presidente A. I. Netto e aos demais vereadores que iriam à Manaus, no dia seguinte, a fim de participar de uma sessão na ALE, para tratar sobre a venda de insumos da soja pela Hermasa, para os produtores rurais locais. Além de outras pautas.
Falou que dará todo o apoio para a agenda positiva da Comissão de Educação, que deverá visitar as escolas municipais, principalmente do interior, a fim de ver in loco as reformas e revitalização que estão precisando, a efetividade no fornecimento de merenda e do transporte escolar, pois houve denúncias de falhas nesse primeiro semestre. Além disso vai ver também a frequência dos professores em sala de aula.
Ressaltou que é importante que seja verificada as denúncias contra a Secretaria de Assistência Social, porque, pelo que foi dito, está com muitos recursos bloqueados. Portanto, a Secretária precisa dar explicações e a Câmara não pode ficar alheia a tudo isso. “Os pacientes que precisam de hemodiálise não podem fazer no hospital porque não tem os equipamentos, então necessitam ir a Manaus, aí vão à Secretaria de Assistência Social, que não pode ajuda-los com passagens. Como ficam essas pessoas? ”, indagou Joanilson, indignado.