Homenagem a 1ª Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas, e 2ª Conf. de Ciências de Dados Sociais.

Plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara

Foi realizado no Amazonas nos dias 19 a 23 de junho, a I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas, e II Conferência de Ciências de Dados Sociais. Dias 19, 20 e 21 as atividades aconteceram na capital Manaus. Em Itacoatiara as atividades foram realizadas no ICET (Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia), onde os alunos conheceram de perto os trabalhos da equipe, como, exposição de painéis temáticos, seminários, workshops e a participação de palestrantes internacionais e nacionais, oriundos de vários estados do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra, ambos das áreas de Ciência de Dados e Políticas.
De caráter internacional e vertente interdisciplinar, o evento é uma iniciativa conjunta de pesquisadores da Universidade de Aveiro – Portugal e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contando com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado Amazonas (UEA), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonas Tur) e Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR). Além disso, o evento contou com a presença do Reitor da Universidade de Aveiro Paulo Jorge Ferreira e do Vice- Presidente da CCDR-C (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro de Portugal), Eduardo Anselmo de Castro.
Hidelbrando Rodrigues -
Hidelbrando afirmou que esse evento é muito importante para o Amazonas, pois torna o estado protagonista de um debate atual e inadiável, que reúne pessoas de todos os lugares do país e de várias localizações de Portugal, colocando a República Federativa do Brasil em uma posição estratégica, criando um ecossistema de debate envolvendo universidade, empresas, governo do estado, assim como a região centro de Portugal. Ele agradeceu o apoio da câmara e falou que a experiência em poder trazer o evento para o estado foi extremamente enriquecedora. “ A gente criou a possibilidade de muitos professores e alunos fazerem pesquisas em conjunto com essas renomadas universidades. Mais de 90 artigos publicados, foi um sucesso”, disse.
Dia 23, último dia da Conferência, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara uma Sessão Solene para homenagear os professores e reitores responsáveis pela execução do evento no estado.
O vereador Dib Barbosa, disse que o momento é de privilégio para a cidade. “Acertamos em levar esse desenvolvimento de ciências públicas e ciências de dados dentro do Amazonas para nós fazermos essa interligação entre outros países com o Brasil. Nós estamos levando para Itacoatiara, para que os alunos da UEA e Ufam possam ter essa experiência com outros professores e reitores de outras universidades fora do país”, afirmou o vereador.
O vereador e presidente da Câmara Junior Galvão felicitou a todos os envolvidos e espera que essa iniciativa venha acontecer outras vezes no estado.