CÂMARA REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA NA VILA DE LINDÓIA

Na manhã do dia 04 de maio de 2019, a Câmara Municipal de Itacoatiara realizou audiência pública na Vila de Lindóia, com o objetivo e ouvir as demandas da população local. A audiência foi solicitada pelo vereador Richardson do Mutirão e aprovada por unanimidade.

Estavam presentes o presidente Aluísio Isper Netto e os vereadores Bosco Rodrigues, Badi Pacheco e Richardson do Mutirão, o representante do prefeito, Jander Nobre, o comandante do 2° Batalhão de PM de Itacoatiara, Tenente Coronel Beckman, representantes dos comunitários e o povo em geral.
As principais reivindicações foram sobre as crianças que moram nos ramais, que estão vindo pelo rio para a escola, outras que moram nas comunidades precisam andar cerca de dois quilômetros para então pegarem o ônibus, que vem superlotado com 80 crianças.

- Sobre a casinha de saúde de uma das comunidades, que precisa ser concluída, pois não tem condições de as pessoas virem de lá para a Vila de Lindóia, porque são 17 km de distância.
- A infraestrutura da Vila, que eles consideram precária, Lindóia cresceu e há muitas ruas esburacadas e sem iluminação, além dos ramais que precisam de asfaltamento.
- Ambulância que está em péssimas condições e todos reclamaram, pois, parece mais uma carroça velha do que ambulância.
- O policiamento que está precário e com o aumento da população a violência tem crescido.

- O lixo da UBS que não está sendo descartado de forma adequada.
- A necessidade da construção de um necrotério na Vila, pois estão levando os corpos para dentro da UBS.
- A construção de um centro de apoio aos idosos, já existe um terreno.
- Um telefone para o posto policial, para que seja acionado, quando necessário.
- Foi perguntado qual o papel da PM dentro da comunidade. Estão acontecendo crimes roubos, furtos e muitas vezes as pessoas comparecem ao box pedindo para, o Policial que está de serviço, investigar para saber quem roubou. Em alguns casos os moradores têm que vir para Itacoatiara fazer boletim de ocorrência.
- Falta do Programa Luz Para Todos em algumas comunidades e outras que sofrem por conta dos constantes desligamentos de energia
- Comunidades que os agentes de saúde não estão passando.
- Estão enterrando fetos próximo a UBS, isso é prejudicial, porque há um poço artesiano bem ao lado.
- Na escola os alunos entram com celular, cigarro, apesar das proibições.
- Cobraram explicações sobre a creche da Vila, que até agora não foi inaugurada.

O presidente a. I. Netto fez algumas explicações a respeito do programa luz para todos e outras que achou necessário.

- O comandante Beckman falou das dificuldades de manter um policiamento ostensivo na Vila, devido ao efetivo de policiais, que só tem diminuído, enquanto a população tem aumentado. E que algumas atribuições são da Polícia Civil e que os policiais militares também são cidadãos, fazem parte da comunidade e fazem de tudo para atender as demandas, dentro de suas possibilidades e condições de trabalho.

- O secretário municipal de infraestrutura, Jander Nobre, assegurou que tudo aquilo que foi acertado e reivindicado, ele levaria ao conhecimento do prefeito Antônio Peixoto. Que faria também uma visita ao cemitério para ver a situação do mesmo. Adiantou ainda que vai fazer um projeto para a construção do necrotério.