CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AO SENHOR FRANCISCO JORDÃO

A Câmara Municipal de Itacoatiara realizou na manhã desse dia 17 de outubro de 2019, sessão solene para homenagear o senhor Francisco Orlando Jordão, com a entrega do título de cidadão itacoatiarense. A homenagem foi proposta pelos vereadores A. I. Netto e Gutemberg Brito.

Fizeram parte da mesa, presidida pelo vereador A. I. Netto: o homenageado; a sua esposa Francineth Jordão; Ex-prefeito e Membro do Conselho da Federação das Indústrias, Miron Fogaça; João Nestor Hage – IDAM; representante da SEPROR, Almir Carvalhal; defensor público, Dr. Tibiriçá Valério de Holanda; empresária Lisette Abrahim; empresário Yoshito Kawati e o Comandante do 2º BPM. Tenente Coronel, Castro Alves. Além de outros amigos e familiares do homenageado, presentes no plenário.
O vereador Gutemberg Brito exaltou as qualidades e os serviços prestados pelo homenageado. Disse que também se sentia homenageado, por ter a oportunidade de agradecer por tudo de bom que o senhor Jordão fez por Itacoatiara. O neto do homenageado, Victor Jordão, leu a biografia do seu avô, Francisco Orlando Jordão, contando a sua trajetória de vida, sobretudo em Itacoatiara.

O ex-prefeito Miron agradeceu ao homenageado por ter feito parte do grupo de secretários de seu governo, quando prefeito de Itacoatiara e disse que o senhor Jordão foi um gigante em busca do desenvolvimento do setor primário em Itacoatiara, mostrando que o Amazonas pode sim produzir em grande escala e lamentou que nos governos subsequentes, não foi dado continuidade ao seu trabalho pioneiro.
O Dr. Tibiriçá Holanda, que foi presidente da Câmara na época do governo Miron, ressaltou a gratidão que tem, por tudo que o amigo Jordão fez por nossa terra e ele serve como exemplo e referência para muita gente e que veio de Maués para trabalhar e construir família em Itacoatiara
A senhora Lisette Abrahim lamentou que a pressa dos dias modernos praticamente não dá oportunidades de viver momentos como esses. E olhando os membros da mesa, relembrou as pessoas que fizeram parte da administração Miron e hoje estavam presentes. Ela disse que estava honrada de estar ali fazendo parte dessa homenagem. Uma justa homenagem a essa pessoa que tanto fez por Itacoatiara

O senhor Almir Carvalhal, reconheceu que se tornava até difícil falar mais coisas, além do que já tinha sido falado a respeito do seu amigo Jordão. Lembrou os muitos anos que trabalharam juntos. Fez questão de ressaltar, que já foi feito um programa Globo Rural, cuja equipe veio gravar em Itacoatiara, na Fazenda Punã, mostrando as inovações trazidas pelo senhor Jordão. Disse que o homenageado foi pioneiro nas novidades para vários setores da agricultura e ecoturismo. O empresário José Batista disse que falar do amigo Jordão é muito importante, que é considerado, no Brasil, um dos melhores técnicos agrícolas. Exaltou suas qualidades como ser humano, uma pessoa de conduta inatacável. Homem generoso e fantástico. Frisou que poucos filhos trabalharam por Itacoatiara, como Jordão trabalhou.
Todos os demais que se manifestaram, incluindo os vereadores Joanilson Mendes e Dário Nunes também exaltaram as qualidades e méritos do senhor Jordão, que merecidamente estava sendo homenageado.

O Vereador A. I. Netto disse que não iria se manifestar porque, muito já tinha sido falado sobre o seu amigo Jordão, além do mais, ele certamente não conseguiria devido estar muito emocionado.
- O homenageado, bastante emocionado, agradeceu aos vereadores pela homenagem e a todos que se fizeram presentes e que se pronunciaram a seu respeito, depois narrou sua trajetória de vida, apaixonada pela extensão rural, contando e relembrando fatos históricos, sobretudo da sua atuação em Itacoatiara.