CÂMARA DE ITACOTIARA PROMOVE DEBATE SOBRE SETOR PRIMÁRIO

Aconteceu na manhã desse dia 23 de maio de 2019, no auditório da Câmara Municipal de Itacoatiara – CMI, audiência pública, a fim de tratar sobre as alternativas para desenvolver o setor primário do município. A reunião foi solicitada através de requerimento, pelo vereador Bosco Rodrigues e aprovada pelos demais vereadores.

O presidente da CMI, Aluísio Isper Netto iniciou os trabalhos compondo a mesa e depois convidou o vereador Bosco Rodrigues, como autor da matéria, para assumir o comando da audiência. “Enquanto eu for o presidente desta Casa, buscarei sempre prestigiar os meus colegas, fazendo com que cada um tenha destaque pelos seus trabalhos e propostas apresentados”, justificou Netto ao chamar seu colega Bosco Rodrigues.

Além dos vereadores, A. I. Netto, Bosco Rodrigues, Joanilson Mendes, Marcos Rodrigues, Ney Nobre e Bernardo Santiago, estiveram presentes, o representante da ADAF, Sérgio Roberto Rolim; do IDAM regional, Malvino Salvador; gerente do BASA local, Márcio Alencar; da SEPROR – aquicultura e pesca, José Machado e Márcio Pinheiro; secretário executivo da SEPROR, Luiz Otávio; secretário municipal de agricultura e produção, Rudson Assis. Além de representantes de outros órgãos públicos locais, presidentes de comunidades rurais e o povo em geral.

O gerente do Basa, Márcio Alencar, respondendo ao questionamento do presidente da CMI, A. I. Netto, disse que o PRONAF está bloqueado para Itacoatiara, devido ao alto índice de inadimplência, entretanto o banco está à disposição dos produtores, com outras linhas de crédito, mas reconhece que é preciso buscar uma solução para o PRONAF, por ser fundamental para o financiamento da agricultura familiar.

Um dos destaques foi o pronunciamento do representante do IDAM Regional, Malvino Salvador, que disse que é preciso rever a forma de fazer os financiamentos, citando o exemplo da cultura da mandioca, cuja a produtividade da região, há muito tempo, oscila entre 8 a 10 tonelada por hectare, muito abaixo de outras regiões do país, portanto, segundo ele, não basta apenas financiar, é preciso investir na melhoria das técnicas, como por exemplo, o espaçamento do plantio, mudas melhores de manivas, remodular aquilo que está sendo demandado e ver as potencialidades locais.

Malvino reconheceu que não adianta pensar no PROCALCÁRIO e PROMECANIZAÇÃO agora, porque o IDAM está desestruturado, que não tem mão de obra técnica, para fazer frente a demanda de todo o Estado, mas acredita que vai melhorar com a chamada dos aprovados no concurso realizado recentemente.

A maioria elogiou o fato de Itacoatiara estar realizando a audiência pública, para debater o setor primário. Foi dito que uma das saídas para melhorar o setor primário são as parcerias do IDAM com as prefeituras municipais e o Governo do Estado mostrar, com ações, que realmente considera o setor primário como importante.

Outro problema é a burocracia para se conseguir licenciamento ambiental, entretanto, o representante da Secretaria de Pesca e Aquicultura – SEPA, adiantou que entidade vai fazer parceiras com o IDAM, a fim de dar suporte técnico para agilizar os processos de licenciamento ambiental.

Os representantes da SEPROR disseram que há uma grande quantidade de ramais e estradas vicinais, em todo o Estado, que precisam de recuperação, no entanto, adiantaram que já há verba para começar a resolver esse tipo de problema.
Foi abordado também sobre a necessidade da regularização fundiária de muitas localidades, que acabam ficando impossibilitadas de acesso ao crédito rural e outros benefícios, porque não estão legalizadas.

O secretário de agricultura e abastecimento de Itacoatiara, Rudson Assis, falou do trabalho de reestruturação que vem fazendo na secretaria, inclusive com a contratação de profissionais para atuar na extensão rural.
Ficou acertado a formação de um grupo de trabalho para organizar um dia de campo, a começar pela região de Lindóia.