A Câmara de Itacoatiara condecora os mestres e mestras do saber cultural do município com a Medalha do Mérito Cultural Dr. João Valério de Oliveira.

Solenidade aconteceu no plenário da Câmara no último dia 20/08.

O presidente Arialdo Guimarães presidiu a solenidade, ao lado da vereadora Nilda Abrahim, autora da proposta. Foram premiados com Medalha e Certificado de reconhecimento da reconhecida contribuição, feita por onze ícones da cultura itacoatiarense:

  1. Valdir Chaves Menezes – Músico;
  2. Maria José Alves Amazonas – Mestra do saber (Festa Divino);
  3. Maria Lopes da Silva – Dança do Ludum;
  4. Graciete Rosas Barbosa – Folclorista (Tia Suzana);
  5. Alzarina Nobre de Souza – Artesã da palha de tucumã;
  6. Lidiomar Guimarães da Silva – Folclorista (Boi Bumbá Coração vermelho);
  7. Raimundo Nonato Quintela Barros – Folclorista (Boi Bumbá Diamante negro);
  8. Ivo Barbosa do Rosário – Mestre do saber (Rezador/Pegador);
  9. Yêda Claudomira Costa – Tacacá;
  10. Francilene Calixto Barreto – Cultura Afro brasileira (Mãe de Santo);
  11. Rosa Inez Quintino de Lira – Plantas medicinais.

O evento teve a parceira da Fundação André e Lucia Maggi, que tornou o evento, que é naturalmente formal, em uma solenidade festiva, lotando as dependências do auditório da Casa legislativa. O pronunciamento do vereador Arialdo Guimarães, foi singular, pois declarou que já milita no meio cultural há muitos anos, atuando na produção de fantasias e alegorias do boi bumbá Coração Vermelho e na escola de Samba Império da Colônia. E para seu deleite, seu irmão Lidiomar Guimarães, foi um dos homenageados. No final da solenidade o presidente Arialdo agradeceu a participação de todos homenageados, que mantém viva a cultura e as tradições populares de Itacoatiara e que a Câmara sempre estrara de portas abertas para receber e reconhecer as pessoas que prestaram e prestam serviços relevantes a sociedade itacoatiarense.